Premiação foi um reconhecimento aos esforços de estudantes e professores

Doze escolas da Rede Estadual foram premiadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas) durante uma solenidade realizada nesta quinta-feira (06), no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. A premiação, realizada durante a Semana do Meio Ambiente, foi um reconhecimento a projetos sustentáveis desenvolvidos por estudantes e professores em sala de aula.

Os projetos escolares foram inscritos através da plataforma Ambiente+ em três linhas de ação: Educação Ambiental não formal; Educação Ambiental no ensino formal e Educação Ambiental, Comunicação e Arte. Para a seleção dos trabalhos, foram considerados aspectos como qualidade técnica, criatividade, metodologias ativas, propósitos educativos e alcance dos objetivos propostos.

Presente na premiação, a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva, disse que essa é uma pauta extremamente representativa. “A gente sabe que os desastres ambientais que vêm ocorrendo, a mudança no clima, no tempo, o desmatamento, todas essas questões atingem toda a população mundial. Então, esse é um assunto para ser pensado diariamente. Por isso, devemos reconhecer as práticas exitosas das escolas que estão contribuindo com essa discussão”, destaca.

Fotos: Filipe Jordão

Um dos trabalhos premiados foi o da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Capitão Manoel Gomes D’Assunção, de Pombos, no Agreste. Sob orientação do professor de Química André Severino, os estudantes Pedro Henrique Ferreira, do segundo ano, e Paulo Sérgio Silva, do terceiro ano, desenvolveram embalagens de comida feitas de bioplástico à base de abacaxi.

“Foi um trabalho árduo. Não esperava que iria tomar essa proporção. Me sinto realizado e vejo futuro próspero para o projeto. Tivemos a ideia de fazer alguma coisa com abacaxi, que é a fruta tradicional da minha terra, então pensamos no bioplástico. A gente foi tentando e acabou dando certo”, comemora o aluno Pedro Henrique.

Outro destaque foi da Erem Professor Aureliano Gonçalves Santos, de Carnaubeira da Penha, no Sertão. Os estudantes indígenas Gustavo Henrique Cândido e Samara Ellen Valgueiro, dos povos Atikum e Pankará, juntamente com o professor de Geografia Thiago Akilla, criaram um forno solar de alta eficiência construído com materiais reciclados como papelão e vidro.

“Como é território indígena, é importante a gente conservar o nosso meio ambiente, dando valor às nossas divindades e preservando o nosso lugar. Eu fico muito grata pelo reconhecimento“, relata Samara.

Fotos: Filipe Jordão

Ainda durante a solenidade de premiação, foi lançada a edição 2024 do Ambiente+. Para inscrever seus projetos, as escolas devem procurar suas respectivas Gerências Regionais de Educação.

Para a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, as escolas são essenciais na luta por um planeta mais sustentável. “É fundamental essa força, uma riqueza enorme ter essa parceria da Secretaria de Educação e Esportes. Com os estudantes, temos o volume de ações que a gente precisa dentro do Estado de Pernambuco”, disse.