O encontro acontece em Brasília, entre os dias 11 a 14 de dezembro
Representantes da equipe do Programa de Segurança Alimentar Escolar de Pernambuco, Paula Darling e Rafaela Ravana, participam da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (6ª CNSAN). Sob a temática “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, o evento acontece entre os dias 11 a 14 de dezembro, no centro de convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. A reunião é realizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar da Presidência da República (Consea), em parceria com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e todos os demais componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
A 6ª CNSAN tem como principal objetivo fortalecer os compromissos políticos com a democracia, com a erradicação da fome com comida de verdade e com o direito humano à alimentação adequada por meio de sistemas alimentares justos, antirracistas, antipatriarcais, sustentáveis, promotores de saúde e da soberania e segurança alimentar e nutricional.
Para a nutricionista e superintendente do Programa de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Paula Darling, a participação do Estado tem grande relevância na conferência. “Temos aqui a diversidade das representações sociais com sua pluralidade de cultura alimentar. Temos a participação de povos indígenas, população remanescente de quilombos e outros, além dos governos mundiais, estaduais e federal. É muito importante a nossa participação para fortalecer as ações de alimentação e nutrição nas nossas escolas, de modo articulado às demais políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, garantindo a defesa das propostas do estado de Pernambuco quanto à deliberação a nível nacional”, explica Paula.
A delegação de Pernambuco também é composta pelo superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Felipe Medeiros; e pela gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Marília Torres, ambos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD). Na equipe estadual, cerca de 60 delegados também representam Pernambuco, somando 1.742 delegados que participam do encontro.
Durante a conferência, três eixos são discutidos. São eles: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e Democracia e participação social.
Ainda dentro da programação realizada na 6ª CNSAN, serão realizadas atividades autogestionadas de cunho não deliberativo, ou seja, são de responsabilidade de organizações, movimentos sociais e instituições interessadas, que integrarão a programação da Conferência. Essas atividades têm o objetivo aumentar as reflexões de temas relacionados à soberania e segurança alimentar e nutricional.
Foto: Divulgação/SEASS