Pernambuco encerrou a participação nos Jogos da Juventude com ótimo resultado. Os pernambucanos da categoria 15 a 17 anos voltaram para casa com 26 medalhas conquistadas, na 1ª e 2ª divisão, na bagagem. Foram nove medalhas douradas, nove de prata e oito de bronze arrematadas em Ribeirão Preto – SP. Com o resultado, o Estado terminou na 7ª colocação geral, sendo o 1º colocado entre as regiões Norte e Nordeste, e garantiu vaga na 1ª divisão em todas as modalidades em 2024.

Os Jogos da Juventude é um evento esportivo organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), desde 2000, voltado para a categoria 15 a 17 anos, que oferece suporte para as modalidades olimpíadas através de ações em prol da formação de atletas e profissionais do esporte. A classificação para a competição é feita através dos certames escolares estaduais, onde os campeões de modalidades olímpicas garantem vaga no nacional. Este ano, a delegação pernambucana contou com cerca de 200 integrantes, entre atletas e staff, para a disputa de 16 modalidades. 

“Foi um desempenho muito bom, dentro das nossas expectativas, que era colocar Pernambuco como primeiro colocado entre as regiões Norte e Nordeste. Tivemos grandes destaques e também muitas surpresas, o que reforça esse belo trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos”, festejou o chefe da delegação pernambucana, Luis Augusto Leite.

O protagonismo, mais uma vez, ficou com a atleta Kawany Sofia. A estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Paulista, localizada no município de Paulista, conquistou, nas modalidades ciclismo e triathlon, cinco medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. Kawany, que faz parte do programa Bolsa Atleta, vem se consolidando como a maior atleta escolar do estado.

“Nem consigo explicar a minha felicidade com esse resultado. Me preparei forte e vim empenhada em dar o meu melhor. As cinco medalhas superaram as minhas expectativas. É sempre uma honra poder representar o Estado em competições nacionais e espero continuar bem nas provas para voltar aos Jogos da Juventude no próximo ano”, disse Kawany. 

Entre as surpresas, destacam-se os atletas da natação e do handebol masculino. Davi Abreu, de 17 anos, também faz parte do Bolsa Atleta e alcançou um grande marco na carreira ao se tornar o primeiro atleta do Estado a conquistar uma medalha de ouro na natação masculina nos Jogos da Juventude. Além disso, ele adicionou mais duas medalhas à sua coleção, uma de ouro e uma de prata. Davi é estudante de uma escola privada em Jaboatão dos Guararapes e não escondeu a emoção dessa conquista.

“É uma honra poder representar o nosso Estado novamente e, desta vez, retornar com três medalhas para casa. Consegui quebrar o tabu que Pernambuco tinha: nunca ter conquistado medalhas de ouro na modalidade masculina. No ano passado, meu desempenho não foi tão bom e não consegui subir no pódio, mas desta vez fiz belas provas e fui coroado com essas conquistas. Estou extremamente feliz e orgulhoso do meu desempenho”, frisou Davi. 

Já no handebol masculino, os atletas da Erem Luiz Delgado, situada no bairro da Boa Vista, que representaram Pernambuco nas disputas. Com uma campanha invicta, cinco jogos e cinco vitórias, conquistaram a medalha de ouro na 2º divisão da modalidade. Na grande final venceram a equipe do Espírito Santos pelo placar de 13 a 10 e classificaram Pernambuco para disputar a 1º divisão em 2024. O capitão do time, Matheus Henrique, comemorou muito o primeiro lugar.

“Primeiramente gostaria de agradecer a Deus e aos meus companheiros por essa conquista. Não consigo descrever em palavras a felicidade em ganhar a medalha de ouro e recolocar Pernambuco na elite do handebol escolar brasileiro. Foi uma competição muito difícil, jogamos contra grandes equipes, mas conseguimos dar o nosso melhor e finalizar a competição de forma invicta. Para todos nós é uma honra representar o nosso Estado”, disse Matheus.

Confira abaixo todas as medalhas conquistadas pelo Estado (15 – 17 anos)

– Natação (2 ouros e 2 pratas)

– Ciclismo (1 ouro, 1 prata e 1 bronze)

– Atletismo (1 ouro e 1 prata)

– Taekwondo (1 ouro)

– Triathlon (1 prata e 2 bronzes)

– Handebol (1 ouro* e 1 prata)

– Vôlei (1 prata* e 1 bronze)

– Ginástica Rítmica (3 ouros*, 2 pratas* e 1 bronze*)

* Medalhas conquistadas na 2ª Divisão.