O equipamento realiza oficinas e contação de história com temas da cultura indígena
Nesta quarta-feira (19), a Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE), situada no Centro do Recife, realizou uma oficina de chocalho e contação de histórias sobre os povos originários. A ação faz parte da programação especial do equipamento, intitulada “Férias Divertidas na BPE”, que começou no início de julho e se encerra no próximo dia 26. As atividades acontecem no setor Infantojuvenil do espaço, são gratuitas e voltadas para crianças a partir dos cinco anos de idade.
Quem mediou a atividade desta quarta foi a pedagoga e arte-educadora Viviane Silva. “Essa temática traz um resgate da cultura da gente. Às vezes, esse tema fica obsoleto, as pessoas já não trabalham mais, e trazer isso para as crianças é muito legal, porque elas gostam, se divertem e aprendem”, contou.
No dia 26, encerramento da programação, a partir das 9h, haverá mais contação de histórias e um oficina sobre pau de chuva, instrumento de percussão utilizado pelos povos indígenas. As convidadas serão a arte-educadora Liane Silva, conhecida como Tia Lili, e a indigenista Manuela Lira.
“É de suma importância a gente trazer a reflexão sobre a preservação da natureza, trazer contos e lendas que cuidam da floresta e o bem viver, porque as crianças de hoje serão a nova sociedade de amanhã”, destacou a indigenista Manuela Lira.
Além de conhecer histórias de forma lúdica e interativa, as crianças podem desenhar, pintar e interagir. Para Stella Maria dos Santos, de 8 anos, frequentar a Biblioteca Pública é sempre uma diversão. “Gostaria que meus amigos visitassem aqui porque é muito legal”, comentou. Para Miguel Lapenda Lins, de 9 anos, frequentar o espaço lhe faz bem. “Eu sempre leio alguns livros, tenho alguns em casa, e aqui tem coisas históricas”, contou.
Estímulo ao conhecimento
A Biblioteca Pública de Pernambuco completou 171 anos neste ano. A instituição pertence à Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE). No local, existem mais de 287 mil volumes, entre livros, jornais e documentos importantes. O acervo do setor Infantojuvenil tem mais de 20 mil volumes. Todo o ambiente é climatizado e conta com sinal de wifi.
A gerente da instituição, Renata Lapenda, reforça que o equipamento está sempre de portas abertas para o público em geral que deseja realizar pesquisas e leituras. “A nossa missão como Biblioteca Pública é proporcionar o acesso ao conhecimento, à cultura e ao ambiente de leitura, apoiando, de uma forma geral, o sistema de educação”, destaca.
Para ter acesso a um dos volumes, basta o usuário fazer um cadastro na própria Biblioteca, apresentando apenas um documento com foto. O empréstimo é de até 15 dias, podendo ser renovado. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h.