Agentes de alimentação escolar participaram do curso comandado pelo chef de cozinha César Santos
O projeto Merenda Boa chegou às escolas jurisdicionadas pela Gerência Regional de Ensino (GRE) Metro Norte. Entre os dias 8 e 10 de maio, agentes de alimentação escolar ligados à gerência regional se reuniram na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Estevão Pinto, localizada em Olinda, Região Metropolitana do Recife, para contemplar três dias de requalificação com a equipe do Instituto César Santos.
O objetivo principal desta requalificação é fortalecer e aprimorar as habilidades dos profissionais responsáveis pelo preparo das refeições nas escolas estaduais. Elas receberam orientações sobre o armazenamento de alimentos e técnicas de higiene, novas receitas com ingredientes disponíveis nas unidades e instruções para evitar o desperdício. Desta forma proporcionando um preparo de alimentação nutritiva e saborosa para os estudantes.
Foto: Josimar Oliveira
Nos dois primeiros dias do encontro, os agentes de alimentação, se dedicaram exclusivamente ao aprendizado de boas práticas na cozinha, novos pratos e também adaptações de outros que já são servidos para os estudantes. A versatilidade dos alimentos também foi assunto trabalhado na formação.
“O Projeto está sendo de grande importância para a alimentação escolar, estimulando os nossos agentes a executarem novas preparações, utilizando integralmente os alimentos, o que diminui o desperdício, e ainda apresentando novas formas de preparo”, ressalta Allana Toledo, nutricionista da GRE Metropolitana Norte.
Na culminância do evento, que aconteceu na última sexta (10), os alunos apreciaram um almoço servido pelo chef César Santos. No cardápio, os pratos eram: picadinho de lombo ao molho; arroz refogado; purê de batata doce; salada de tomate, couve, melão; farofa de bolacha cream craker com banana e suco de goiaba.
Até o momento o Instituto Cesar Santos já realizou o treinamento com os agentes de alimentação escolar nos municípios de Bezerros, Recife, Jaboatão e Olinda. Esta requalificação faz parte do Programa Merenda Boa, do Governo do Estado, e irá percorrer todas as regiões do Estado ao longo do ano, visando assegurar uma merenda escolar de qualidade para os estudantes da Rede Estadual.
Fotos: Josimar Oliveira