Estudantes e professores da rede estadual de ensino vão às ruas para brincar o Carnaval

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Ensino Médio e Profissional, promove, na próxima quinta-feira (08), no bairro de Santo Amaro, a 16ª edição do Bloco dos Estandartes. A concentração começa às 13h, na Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Sizenando Silveira, no bairro de Santo Amaro. Participam da ação estudantes das escolas da Rede Estadual. 

A agremiação, carinhosamente conhecida como “Bloco do I”, em alusão ao Ensino Integral de Pernambuco, vai às ruas desde 2009, e consiste em um projeto que busca fortalecer a identidade cultural e a valorização do Carnaval do Estado. Para colocar o bloco nas ruas, as escolas da região responsáveis pelo desfile promovem diversas atividades com os estudantes antes da saída, como pesquisas, palestras, discussões sobre a cultura carnavalesca e a confecção de estandartes representativos de cada unidade de ensino.

Para a edição de 2024, a programação conta com as orquestras de frevo das escolas, além de grupos de passistas e maracatu. Durante o trajeto, a organização vai distribuir água e leque para refrescar os estudantes e educadores. O professor da rede estadual de ensino e presidente/fundador do bloco lírico “O Bonde”, Cid Cavalcanti, é o homenageado deste ano. 

“Fevereiro é o mês em que a nossa cultura é muito vivida por todos e todas. O bloco será um momento de integração e de divulgação da nossa identidade. É muito importante que a gente possa ter no dia a dia, enquanto educação, esses momentos culturais, para aflorar nos nossos alunos esse sentimento de pertencimento”, frisou a secretária executiva de Ensino Médio e Profissional, Ana Cristina Dias.

TRAJETO


O Bloco dos Estandartes sairá da EREM Sizenando Silveira pela Avenida Cruz Cabugá, seguirá pela Avenida Mário Melo e terminará na EREM Ginasio Pernambucano, na Rua da Aurora, em frente ao Monumento Manguebeat. “O nosso convite se estende a todos os estudantes e professores da rede para fazer uma festa muito bonita, com muita música, frevo e dança”, acrescenta Ana Cristina Dias.