A ação busca aperfeiçoar o trabalho dos profissionais da alimentação escolar  e contou com a partição das 16 Gerências Regionais de Educação

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), através da Superintendência do Programa de Alimentação Escolar (Supae), da Secretaria Executiva de Administração e Finanças (Seaf), realizou, nos dia 31 de maio e 1º de junho, a Formação Continuada de Nivelamento para Nutricionistas do Programa de Alimentação Escolar (PAE/PE). A atividade aconteceu na sede da pasta, situada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, e contou com a participação da secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas. Estiveram presentes nutricionistas de todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs), além de órgãos da alimentação e nutrição escolar.

O evento promoveu um momento de interação e alinhamento entre a equipe gestora e a equipe operacional, visando um aprofundamento nos novos padrões de funcionamento dos Núcleos de Alimentação Escolar, onde ficam lotados os nutricionistas das GREs. Os profissionais conheceram novas estratégias de trabalho de educação alimentar e nutricional.

A Superintendente do Programa de Alimentação Escolar, Paula Darling, pontuou os tópicos que foram abordados na formação continuada. “A formação de hábitos alimentares dos alunos no ambiente escolar e alimentação saudável; a importância do aperfeiçoamento nos testes de aceitabilidades, para acompanhar a aceitação dos alunos com as preparações servidas e propostas no cardápio escolar; e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da lei à prática”, explicou.

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), órgão responsável por fiscalizar a qualidade e os recursos financeiros destinados à merenda, esteve presente. Além disso, o Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) atualizou os nutricionistas acerca da nova legislação que rege o PNAE com conteúdo prático e estudo de caso. Os participantes puderam tirar suas dúvidas em um momento reservado para perguntas.

Jucivânia Silva, nutricionista da GRE Mata Sul, ressaltou a importância da realização da ação.  “É de grande valia para a nossa profissão. Nos trazer aprendizado é multiplicar conhecimento para os alunos também. Podemos nos reavaliar e, assim, melhorar cada vez mais o trabalho nas escolas, para nossos estudantes”̈, pontuou.