As provas serão aplicadas para estudantes do 8º e 9º do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio da Gerência de Avaliação e Monitoramento das Políticas Públicas Educacionais (Gampe), deu início, nesta terça-feira (14), a aplicação da Avaliação Diagnóstica 2024 na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Mais de 360 mil estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio farão as provas dos componentes língua portuguesa e matemática até o dia 06 de junho. 

Essa avaliação é resultado da parceria entre as secretarias executivas de Desenvolvimento da Educação e Ensino Médio e Profissional, e tem como objetivo construir um diagnóstico das aprendizagens dos alunos, identificando suas dificuldades. A partir dos resultados, serão propostos planos de intervenções pedagógicas compatíveis com as características de cada turma e escola, analisando o desenvolvimento do grupo como um todo. 

“A avaliação diagnóstica é a primeira etapa do processo do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco, o Saepe. Então, dentro da nova proposta do Saepe, nós temos uma avaliação ampliada e contínua do desenvolvimento dos estudantes. Com essa avaliação diagnóstica, colhemos informações sobre o desempenho escolar dos estudantes para a criação de políticas educacionais a fim de aprimorar os pontos necessários e, ao fim da segunda etapa do SAEPE, analisarmos o desenvolvimento de cada um ao longo do ano letivo”, disse a gerente de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais da SEE, Izabel Rocha.

A avaliação será aplicada em formato impresso para os estudantes do ensino fundamental. Já os estudantes dos 1º, 2º, 3º anos do ensino médio vão realizar a avaliação no formato impresso ou digital seguindo as orientações da unidade de ensino. Uma das primeiras unidades de ensino a aplicar a avaliação foi a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Miguel Dom Vital, localizada no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. 

A estudante do 1º ano do ensino médio da Erem, Maria Clara Rodrigues, participou pela primeira vez da avaliação e aprovou a iniciativa. “Foi muito bom poder participar dessa avaliação, foi uma experiência muito boa. Ela possibilita que a escola veja como está o nosso desenvolvimento nas aulas. Identificar o nosso conhecimento fica mais fácil para que os professores e a gestão da escola trabalhem em cima daquilo que mais temos dificuldades, que consequentemente vai impactar no nosso desempenho em sala de aula”, ressaltou.