Atividade faz parte do Programa de Fortalecimento aos Anos Iniciais da pasta

Nesta quarta-feira (1º), o auditório da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) recebeu a formação “Alfabetização Matemática nas Habilidades do Currículo de Pernambuco”, tema específico para as turmas de 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. A atividade integra o Programa de Fortalecimento aos Anos Iniciais, da Gerência Geral da Educação Infantil e Anos Iniciais (GGEIAI), ligada à Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE).

Ministrada por técnicos da GGEIAI, a formação apresentou o conceito da alfabetização matemática e os resultados do SAEPE com os descritores necessitados de maior atenção.  Além disso, foi compartilhada uma proposta de sequência didática para resolução de problemas matemáticos, entre outras temáticas relacionadas.

Participaram do encontro as equipes do Ensino Fundamental I das Gerências Regionais de Educação (GREs) Recife Norte, Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Mata Centro, Mata Sul, Mata Norte, Agreste Centro Norte e Agreste Meridional. Nas demais GREs,  a atividade  aconteceu em outubro. Na GRE Floresta, a Gerente Geral de Educação Infantil e Anos Iniciais, Juliana Oliveira, partilhou o sucesso do Prêmio Escolas Destaques e reforçou a necessidade de continuidade na articulação com os municípios para execução do Programa de Fortalecimento aos Anos Iniciais.

Presente na formação de hoje, a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação da SEE, Tarcia Regina, agradeceu o desempenho das equipes nas Gerências Regionais e destacou as mudanças previstas com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, nova política de alfabetização brasileira que vai subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país.