Evento integra as ações da recém-criada Gerência de Educação Escolar Quilombola

Nos dias 4 e 5 de julho, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco promoveu o I Seminário Estadual de Educação Escolar Quilombola. O evento foi realizado na sede da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional, em Garanhuns, local estratégico para receber representantes das quase 200 comunidades quilombolas de Pernambuco que estão, em sua grande maioria, no Agreste e Sertão do Estado. 

Além dos membros dessas comunidades, participaram do evento representantes de 11 Gerências Regionais de Educação, professores e gestores da Educação Escolar Quilombola (EEQ), professores universitários e lideranças quilombolas. Com o tema “Desafios e possibilidades para Implementação da Educação Escolar Quilombola”, o evento integra as ações da Gerência de Educação Escolar Quilombola, criada em março e vinculada à Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE). 

“Ao longo dos últimos anos, os quilombos de Pernambuco vêm se mobilizando por políticas públicas que deem visibilidade e reconhecimento às suas histórias, memórias e formas de sociabilidade, como também às perspectivas de educação escolar diferenciada, balizada pelos referenciais da ancestralidade”, explicou Romero Almeida, gerente da Gerência de Educação Escolar Quilombola (GEEQ). 

Criada em março, a GEEQ busca fomentar e fortalecer essa modalidade educacional, que representa um importante instrumento da luta quilombola por reconhecimento das formas de educação escolar fundamentadas na história, cultura e nas formas de conhecimentos vividos nos territórios quilombolas. 

Fotos: Filipe Jordão

PROGRAMAÇÃO

A programação contou com palestra, debates, mesa de diálogo, apresentações culturais de integrantes do Grupo Cultural Folclore Verde e de Zeza do Coco, ambos da Comunidade Quilombola de Castainho, além de apresentação dos resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) 2022 das Escolas Quilombolas do Estado. O encontro buscou ampliar, fortalecer e aprofundar o conhecimento e o debate sobre a EEQ no âmbito da educação básica em Pernambuco, com base no que estipula a Resolução nº 08 do Conselho Nacional de Educação, de 20 de novembro de 2012, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a modalidade. 

Na mesa de abertura, Romero Almeida reforçou o compromisso da SEE em ouvir as demandas das comunidades quilombolas para a educação, como a construção de novas escolas e a contratação de professores quilombolas. “Lutamos pela construção das nossas escolas. Hoje nós temos duas escolas quilombolas estaduais. Outras cinco estão em processo de estruturação. Esse seminário nasce dessa perspectiva, que a gente consiga ampliar ainda mais o processo de implementação da Educação Escolar Quilombola, uma educação que reverbere as nossas vidas no contexto que está ali, com um currículo que observe quem somos e de que forma podemos aprender a partir de nós mesmos”, disse o gestor. 

Fotos: Filipe Jordão

Em sua palestra, a professora doutora Givânia Maria da Silva, cofundadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), falou sobre os desafios, as possibilidades e os pilares para a implementação da Educação Escolar Quilombola. Entre outros tópicos, a palestrante pontuou a necessidade de entender a EEQ como uma modalidade de ensino, a urgência de se combater o racismo nas escolas e a importância de se construir um diálogo aberto com a gestão pública. “As possibilidades de implementação das diretrizes curriculares (para a EEQ) passam pela formação de professores, reformulação do currículo, gestão, material didático e participação. Quando eu falo em participação, falo em escuta aos movimentos. Por onde vamos começar? Não é mais aceitável que a gente mantenha o silêncio em relação às comunidades quilombolas”, defendeu Givânia. 

O encontro foi encerrado com a leitura do documento final do Seminário, construído a partir dos debates realizados ao longo do dia. O documento, na íntegra, pode ser acessado aqui.