Primeira edição do evento celebrou as obras do escritor brasileiro 

A sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), localizada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, recebeu, na manhã desta quarta-feira (22), estudantes e professores de nove escolas da rede estadual para a premiação da primeira edição do Concurso Literário – Conta que eu te conto: Machado de Assis, projeto realizado pelo Programa Biblioteca é Vida, desenvolvido pela Secretaria Executiva de Ensino Médio e Profissional (SEMP).

Usando a intertextualidade, os jovens tiveram a oportunidade de explorar as obras do escritor brasileiro. A premiação foi dividida em três categorias artísticas: produção escrita, desenho e audiovisual. Tudo acompanhado e monitorado pelos professores, que acolheram e auxiliaram no aperfeiçoamento das ideias e habilidades dos estudantes interessados em compor suas obras para concorrer à premiação literária.

Para a professora de língua portuguesa Nilda Cabral, da EREM Abílio Souza Barbosa,  localizada no município de Orobó, Agreste, que acompanhou a participação da aluna Janeska Cavalcante, ganhadora da categoria produção escrita, o interesse dos alunos foi uma grata surpresa. “Este concurso é um estímulo à produção escrita. É olhar a escrita não como um produto e sim como um processo. Já estávamos trabalhando Machado de Assis e o concurso chegou na hora certa. Fizemos as leituras das obras e todos participaram, cada um na modalidade que apresentou interesse”, revelou, emocionada, a educadora.

O concurso teve como base os objetivos fundamentais para uma evolução positiva dos estudantes com a literatura e a língua portuguesa, como: estimular a leitura clássica brasileira; reconhecer o papel da escola enquanto um espaço de  incentivo e formação de leitores da literatura clássica; incentivar a organização de atividades inovadoras no clube de leitores da literatura clássica da escola e socializar estratégias estimulantes para o trabalho com literatura clássica dentro da escola.

Estudante do segundo ano do ensino médio, Janeska Cavalcante, 16 anos, conquistou o primeiro lugar na categoria produção escrita. A aluna da EREM Abílio Souza Barbosa desenvolveu seu trabalho em menos de duas horas e mostrou muita originalidade em seu conto intitulado “Amalgamado”, um personagem fictício que, de forma implícita, passeia entre os contos de Machado de Assis.

“Entrei no concurso porque sempre gostei das obras do Machado de Assis. Nunca fui adepta da escrita, na verdade eu nunca acreditei que poderia ter a chance de ser reconhecida e ganhar um prêmio  com a minha escrita. Recebi muito apoio e estímulo da bibliotecária da minha escola, da minha professora, que me ajudou a melhorar o conto, e, junto com as minhas amigas, tivemos mais ideias. Foi um lindo trabalho em conjunto. Hoje eu quero seguir a área de humanas e focar em letras/português, quero continuar escrevendo”, contou Janeska. 

Fotos: André Barreto