Educadores de todos os municípios de Pernambuco marcaram presença

Gestores de Regionais, secretários municipais, gestores escolares e técnicos formadores municipais de 181 municípios mais Fernando de Noronha participaram do Seminário Formativo Programa Criança Alfabetizada, realizado nos dias 02 e 03 de outubro, no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), localizada no Bairro da Madalena, Zona Norte do Recife.

O seminário teve como objetivo discutir os principais pontos para o desenvolvimento das crianças no processo de alfabetização. Nos dois dias de atividades, a programação contemplou temas como o conceito de felicidade em crianças; legislação; orientação pedagógica e administrativo-financeira; educação e criatividade; o papel da gestão na promoção da alfabetização das crianças e a equidade racial no contexto da alfabetização. Na mesa de abertura, estavam presentes a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva, e a gerente geral de educação infantil e anos iniciais, Juliana Teodosio.

Foto: Filipe Jordão

A programação contou ainda com a realização de oficinas ministradas pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE, divididas nas áreas de língua portuguesa, matemática e educação infantil, dedicadas aos técnicos formadores municipais.

“O seminário formativo é a segunda formação presencial do programa Criança Alfabetizada. A primeira aconteceu dentro das 16 gerências regionais (GREs) de todo o Estado. As aulas foram ministradas pelos técnicos da Secretaria de Educação. No evento desta semana, no Recife, recebemos 181 municípios parceiros, com quatro representantes: coordenador municipal, formador de educação infantil, formador de matemática e formador de língua portuguesa”, conta Juliana Teodosio.

Maria Galdino, coordenadora do programa Criança Alfabetizada do município de Pedra, localizado no Agreste pernambucano, ressaltou a importância de participar dos painéis propostos pelo evento. “Este seminário serve como um suporte para o diálogo, formando nossos coordenadores, gestores e professores. Unimos esses conhecimentos para repassar tudo da melhor forma para nossos municípios”, explicou a coordenadora.

A meta do programa Criança Alfabetizada é garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até os sete anos de idade, equivalente ao final do segundo ano do ensino fundamental.