Evento tem como proposta valorizar a ciência gerada nas escolas da Rede Estadual
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) promoveu, de quarta (4) a sexta-feira (6), a II Jornada Estudantil, evento que reúne os trabalhos de conclusão do ensino fundamental (TCF) que foram destaque na Rede Estadual. Cerca de 280 estudantes, além de professores, gestores escolares e técnicos formadores das Gerências Regionais de Educação (GREs), reuniram-se em Gravatá, no Agreste.
O evento tem como proposta socializar os TCFs e projetar, junto aos alunos, propostas de pesquisas que solucionem problemáticas sociais vivenciadas nas comunidades escolares. A jornada ainda proporciona debates sobre a importância da pesquisa científica para o avanço da sociedade.
“O objetivo é destacar e valorizar a ciência gerada nas escolas, promovendo o reconhecimento e a valorização tanto dos estudantes do 9º ano quanto dos educadores da rede”, explica Eduardo Andrade, gerente de Políticas Educacionais dos Anos Finais do Ensino Fundamental (Gepaf).
A programação da jornada iniciou-se com a palestra “Da curiosidade à felicidade: como a pesquisa científica enriquece nossa vida pessoal e profissional”, ministrada pelo professor Dr. Bruno Severo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em seguida, os estudantes puderam participar de oito oficinas. Dentre os temas discutidos, estiveram a conexão entre a saúde mental e o bem-estar, o engajamento social dos adolescentes, a comunicação popular no combate às fake news e a pesquisa científica na era digital.
Aluno da Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Brigadeiro Eduardo Gomes, em Macaparana, na Mata Norte, Dayvison Silva exaltou a integração com pessoas de todos os cantos do Estado. “Tivemos um monte de aprendizados e a oportunidade de conhecer novos professores, que nos deram lições que vamos levar para as nossas vidas. Uma coisa que aprendi aqui é como a gente deve ser feliz e não abaixar a cabeça”, conta o estudante.