Premiação foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha em parceria com a CPRH
Quinze escolas da Rede Estadual foram premiadas pelo programa “Ambiente +” em uma cerimônia realizada, nesta quarta-feira (11), no Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. A premiação, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas) em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), é um reconhecimento aos projetos sustentáveis desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública.
Os projetos inscritos foram avaliados em três categorias: Educação Ambiental não formal, Educação Ambiental no ensino formal e Educação Ambiental, Comunicação e Arte. A seleção dos vencedores levou em consideração a qualidade técnica, a criatividade, as metodologias ativas, os objetivos educativos e o impacto das iniciativas.
Representando a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) no evento, o gerente de Políticas Educacionais de Direitos Humanos e Cidadania, Cledson Lima, destacou a criatividade dos alunos na elaboração dos projetos. “Esses trabalhos foram desenvolvidos por nossas escolas e representam o potencial criativo e inovador dos estudantes e educadores. Cada iniciativa reflete o compromisso com a construção de um futuro mais sustentável, justo e consciente”, disse Cledson.
Imagens: Filipe Jordão
Um dos projetos premiados foi o da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, do município de Carnaíba, no Sertão do Alto Pajeú. Os estudantes do terceiro ano do curso de Administração desenvolveram um Projeto de Lei que foi acolhido pela Câmara de Vereadores local, que incentiva ações e desenvolve melhorias em toda a cadeia que envolve o ecoturismo da região. A iniciativa foi orientada pelos professores Antônio Lisboa e Max Alves.
“Quando se tece um projeto que vem do próprio estudante, a gente admira. Trabalhamos com estudantes que querem entender a sua realidade. Então, para a gente é gratificante receber esse prêmio e queremos continuar”, destacou o professor Antônio Lisboa.
Outro exemplo veio da cidade de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Antônio Dias Cardoso, sob orientação da professora Gisele de Oliveira, desenvolveram uma horta, transformando espaços antes ociosos na unidade escolar em ambientes acolhedores com o cultivo de plantas frutíferas e alimentícias, ervas e temperos verdes. “O projeto foi algo que me ensinou a cuidar do ambiente e não só a descartar o lixo. Também é sobre saber a maneira do plantio, limpeza e tudo aquilo que pode envolver o meio ambiente para ajudar na erradicação da poluição. E com isso, também inspirar outras pessoas”, conta o estudante premiado, Arthur Rodrigues.
A secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, destacou a importância da parceria com as escolas para o fomento de projetos que pensam no futuro do planeta. “A gente, de fato, só vai fazer uma transformação ambiental no Estado por meio dos nossos estudantes. Temos tirado do papel formas de transformar ideias sustentáveis em negócios e isso passa pela rede pública estadual”, disse.