Professores de todo o estado estão convidados a contribuir até o dia 25 de maio
A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) abriu uma escuta pública que vai embasar a implementação do componente Computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contextualizada ao Currículo de Pernambuco. Para participar, professores da Rede Estadual, das redes municipais e da rede privada devem acessar os formulários específicos para cada série do ensino fundamental (1º ao 9º ano) ou para as etapas dos anos iniciais e anos finais. Os formulários podem ser acessados AQUI e ficarão disponíveis até o dia 25 de maio.
A escuta pública tem como objetivo coletar contribuições e sugestões que irão enriquecer e aprimorar a versão preliminar da proposta curricular da BNCC Computação para Pernambuco. Para participar, o docente deve ler os documentos orientadores (disponíveis no link acima) e responder ao formulário indicando qual habilidade do Currículo de Pernambuco, específico por componente, tem relação com as habilidades da BNCC Computação.
É necessário observar algumas diretrizes na hora da análise, como a adequação dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC à realidade do nosso estado; as estratégias pedagógicas e metodologias mais eficazes para o ensino da Computação; os recursos e materiais didáticos necessários para a implementação do instrumento normativo e as formas de articulação da BNCC Computação com as demais áreas do conhecimento.
“Reconhecemos a valiosa contribuição da BNCC Computação na formação integral dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, desenvolvendo habilidades essenciais no âmbito do pensamento computacional, na resolução de problemas, na criatividade e na colaboração. Destacamos que a participação de todos é fundamental para que a proposta curricular estadual da BNCC Computação reflita as necessidades, experiências e aspirações da comunidade educacional”, reforça Eduardo Andrade, gerente geral do Ensino Fundamental da SEE.