Ação da SEE e Undime/PE aconteceu no Recife e em Caruaru e segue para Salgueiro no fim do mês
Representantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Estado e dos municípios pernambucanos reuniram-se, na segunda-feira (16), no Recife, e nesta quarta-feira (18), em Caruaru, para o I Fórum de Partilha do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA em Pernambuco. O evento visa fortalecer as ações do pacto em Pernambuco, promovendo a escuta ativa, a troca de experiências e a construção coletiva de caminhos para uma EJA transformadora e democrática. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE).
Participaram dos eventos secretários de educação municipais, agentes da governança do pacto nacional da EJA, professores e educadores populares, quilombolas, membros do Comitê Pernambucano da Educação do Campo e representantes da Diretoria de Políticas de Alfabetização da EJA no MEC, como a diretora Ana Lucia Sanches.
A programação incluiu apresentações culturais, exibição de vídeos com ações de articulação e apresentação de práticas pedagógicas inspiradoras desenvolvidas por professores e estudantes da EJA em diferentes territórios pernambucanos. Um dos destaques foi a metodologia participativa “a árvore do Pacto Nacional da EJA”, que identificou coletivamente os desafios, as estratégias e os avanços da educação de jovens e adultos nos territórios. Além disso, houve um momento formativo sobre as novas diretrizes operacionais da EJA e a organização do currículo.
“O fórum está sendo um sucesso. Um espaço de construção coletiva, celebração de saberes e fortalecimento dos caminhos para uma EJA transformadora e democrática em Pernambuco”, celebra Waldenia Leão, gerente de Políticas Educacionais do Campo da SEE e uma das coordenadoras do pacto.
O professor Alex de Souza, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Governador Eduardo Campos, localizada no município de Joaquim Nabuco, na Mata Sul, comemorou as ações do pacto. “Todos os dias testemunho os avanços e contribuições que o pacto está fazendo em nossa escola. Hoje a EJA é movimento, aprendizagem, valorização, acolhimento e crescimento”, defende o educador.
Após passagem pela Região Metropolitana do Recife e pelo Agreste, o I Fórum de Partilha segue para Salgueiro, no Sertão do estado, no dia 27 de junho.