Evento reuniu gestores escolares das Gerências Regionais de Educação do Sertão, com foco na melhoria dos índices educacionais e no fortalecimento da gestão escolar

Dando continuidade ao ciclo de encontros da Pactuação de Metas 2025, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) realizou, nesta sexta-feira (04), o segundo momento regional da iniciativa. O evento foi sediado na Terra da Misericórdia, localizada no município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, e reuniu aproximadamente 850 gestores escolares e gerentes regionais das Gerências Regionais de Educação (GREs) Sertão do Alto Pajeú, Sertão do Araripe, Sertão Central, Sertão do Médio São Francisco, Sertão Moxotó-Ipanema e Deputado Antonio Novaes.

“Quando a gente pensou na Pactuação 2025, era justamente que a gente pegasse o viés do que a gente já vem desenvolvendo no Estado. Isso foi fortemente capitaneado, discutido e buscado pela nossa governadora, em pactuar a meta de forma regionalizada. As metas e os índices que a gente busca e pactua são um só. Mas quando a gente descentraliza e busca, agora aqui em Arcoverde, é justamente entender a peculiaridade de cada regional, mas mantendo aquela linha de meta comum”, frisou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

A Pactuação de Metas tem como objetivo estabelecer compromissos coletivos entre a SEE, as GREs e as unidades escolares da rede estadual, com foco na melhoria da aprendizagem e na elevação dos indicadores educacionais. As metas pactuadas seguem o mesmo alinhamento do primeiro encontro, realizado em Gravatá, que foram elevar o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino médio para 4,8 e no ensino fundamental para 5,2, além de reduzir desigualdades raciais e socioeconômicas e superar os padrões elementares de desempenho.

A secretária executiva de Gestão da Rede, Cassiana Lima, destacou a importância estratégica da iniciativa para o alinhamento entre todas as instâncias da educação estadual. “Esse é um momento muito importante para a nossa rede. Nós paramos e planejamos conjuntamente com toda a Secretaria de Educação, gerentes regionais, gestores de escola, para que a gente faça uma pactuação onde não representa só um compromisso naquele momento, mas sim uma colaboração de todos os envolvidos para que a gente possa dar o maior apoio possível para que os nossos gestores, que estão na ponta, consigam atingir os percentuais que são elencados e construídos com eles nesse momento e consequentemente pactuados”.

Durante a programação, os participantes também acompanharam a palestra da educadora Claudia Zuppini Dalcorso, co-fundadora da Elos Educacional, com o tema “Pacto pela aprendizagem: o papel estratégico da gestão escolar”. O encontro contou com a presença de secretários executivos da SEE e dirigentes regionais, num esforço de fortalecimento do regime de colaboração e de alinhamento estratégico da rede estadual.

Anfitrião do evento, o gerente regional de Arcoverde, José Antunes, ficou emocionado com a oportunidade de receber um momento tão simbólico para a educação pernambucana em seu município. “A escolha de Arcoverde, porta de entrada do Sertão, tem um significado muito especial. Reunir aqui gestores de todas as regionais do sertão reforça que a educação é um trabalho coletivo, feito a muitas mãos. Temos, por exemplo, o maior número de escolas indígenas da rede, e sediar esse encontro é também uma forma de fortalecer nossas ações. É emocionante ver tanta gente comprometida com a melhoria da nossa educação reunida na Terra da Misericórdia. Só temos gratidão à Secretaria por confiar na nossa região e nos permitir esse espaço de diálogo e construção conjunta”.

Entre os participantes, o sentimento era de valorização e reconhecimento pela escuta ativa promovida durante o encontro. Para muitos gestores escolares, a oportunidade de dialogar diretamente com os representantes da Secretaria e de compartilhar experiências com colegas de diferentes regiões torna o momento ainda mais enriquecedor.

“Essa iniciativa é realmente muito ímpar da Secretaria de Educação. Estamos aqui com seis GREs reunidas, vários secretários executivos presentes, todos acessíveis e escutando as demandas de cada escola. Isso mostra atenção às nossas realidades. A pactuação das metas é fundamental para que possamos pensar estratégias, trocar experiências com outros gestores e construir caminhos viáveis. Foi um momento muito rico, com uma palestra inspiradora sobre planejamento estratégico, que nos ajuda a refletir sobre como envolver nossas equipes e comunidades escolares para alcançar os resultados desejados. Sem dúvida, será de grande valor para nosso trabalho”, destacou o gestor da Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Joel Pedro da Silva, Jucelino Antônio Araújo.

Assim como nas edições anteriores, o encontro foi marcado por momentos de troca, escuta ativa e planejamento coletivo. Para a SEE, a pactuação é uma ferramenta de gestão democrática e de valorização do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas da rede estadual.

O último encontro do ciclo acontecerá no dia 9 de julho, em Caruaru, com a participação das GREs Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Mata Norte, Mata Sul e Vale do Capibaribe.