Programação aborda temas essenciais para o cotidiano das bibliotecas

A Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE) deu início, nesta segunda-feira (28), ao encontro formativo “Bibliotecar”, iniciativa que segue até a próxima sexta-feira (01) com o objetivo de fortalecer as práticas de gestão e mediação de leitura nas bibliotecas públicas municipais do estado. A ação reúne diariamente cerca de 80 coordenadores de bibliotecas e suas equipes, com atividades distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde.

Durante a programação, são abordados temas essenciais para o cotidiano e a missão das bibliotecas como incentivo à leitura, práticas leitoras, desenvolvimento humano, organização e tratamento de acervo, além do controle de empréstimos e devoluções. As formações técnicas são conduzidas por profissionais da BPE e do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado, com o intuito de alinhar estratégias, qualificar os processos e garantir um serviço cada vez mais eficiente e acessível à população.

“A formação Bibliotecar é um espaço de valorização da nossa rede de bibliotecas públicas e de fortalecimento dos profissionais que fazem a diferença no dia a dia da promoção da leitura. Ao reunir coordenadores e coordenadoras de bibliotecas de diferentes municípios, estamos criando pontes, compartilhando experiências e, sobretudo, reafirmando o compromisso do Estado com o acesso democrático à informação, à leitura e ao conhecimento”, destaca a chefe da Unidade do Sistema de Bibliotecas Públicas, Marta Diniz.

A formação cultural, por sua vez, está sendo liderada pelo especialista Gustavo Bezerra, que propõe reflexões sobre o papel das bibliotecas como espaços vivos de transformação social e cultural. A cada edição, o “Bibliotecar” busca ampliar o repertório dos participantes e fomentar discussões sobre o universo dos livros, da leitura, literatura e da mediação, valorizando o protagonismo dos profissionais que atuam nas bibliotecas como agentes de mudança em seus territórios.

Para Antonio Moura, gerente da Biblioteca Pública de Pernambuco, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a formação continuada e com a democratização do acesso à cultura. “Essa formação é um investimento no potencial das bibliotecas enquanto equipamentos culturais centrais na promoção do conhecimento e da cidadania, estando assim, em plena sintonia com o que preconiza a missão institucional dos mesmos. Ao reunir coordenadores e equipes de várias regiões, estamos fortalecendo uma rede de profissionais comprometidos com a leitura, suas identidades e com a transformação social”, afirma.