Encontro aconteceu em seis polos espalhados pelo Estado
Mais de 300 professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos Quilombola da rede estadual participaram de uma formação realizada nesta quarta-feira (27). O encontro, que teve como tema “Viveres quilombolas: saberes, territórios e trajetórias no ensinar e aprender”, aconteceu de forma remota e presencial em seis polos espalhados pelo Estado, nas cidades de Garanhuns, Arcoverde, Nazaré da Mata, Petrolina, Salgueiro, Limoeiro e Caruaru.
A formação reafirma o compromisso de Pernambuco com o fortalecimento da educação nos territórios quilombolas, compreendendo que o processo de ensinar e aprender deve estar diretamente ligado à vivência desses povos. Ao se apropriar dessa realidade, o ensino ganha novas perspectivas, construídas a partir do reconhecimento da identidade e da história quilombola.



Fotos: Divulgação
Durante as atividades, os participantes puderam contemplar também apresentações culturais de grupos locais, que reforçaram a dimensão simbólica e a riqueza dos saberes que se entrelaçam ao trabalho pedagógico.
“O papel da formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em comunidades quilombolas é extremamente necessário e relevante. A Secretaria Estadual de Educação vem promovendo ciclos formativos específicos e este é o segundo em 2025, voltado para as vivências quilombolas. Nosso objetivo é que os professores tenham sua prática pedagógica em sala de aula orientada pelas relações e experiências desses territórios”, afirmou o gerente de Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação de Pernambuco, Romero Almeida.

