Premiação foi realizada nesta quarta-feira (17) na ETE Miguel Batista
Na manhã desta quarta-feira (17), estudantes da Rede Estadual de Ensino participaram da grande premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública (Obmep). A cerimônia foi realizada na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, no Recife, reunindo alunos, professores, gestores escolares e familiares em um momento de valorização do talento e da dedicação aos estudos. Foram premiados durante o evento, ao todo, 608 estudantes de escolas públicas e privadas nas modalidades regional e nacional.
“A Obmep é reconhecida nacionalmente e é uma competição muito disputada. A gente celebra e premia, vislumbrando e verificando a possibilidade dos nossos estudantes da rede estadual de tirar o estigma de que a escola pública não tem referência, não tem capacidade. Essa premiação mostra justamente o contrário, quando vários dos nossos estudantes são premiados. Parabenizamos estudantes, gestores, professores e toda a comunidade escolar por mais esse evento, mais essa celebração e mais essa premiação”, completou o secretário de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro.
Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública (Obmep) é um projeto nacional voltado às escolas públicas e privadas brasileiras, visando estimular e promover o estudo da matemática. A Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A premiação contou com a parceira da Receita Federal, que disponibilizou brindes para os estudantes e professores premiados como tablets e fones de ouvido.
Fotos: Josimar Oliveira/SEE
“Esse é um momento muito especial para os nossos estudantes. A Obmep é um trabalho que envolve toda a Secretaria, desde a inscrição e preparação até o dia da prova. Hoje é o dia de celebrar e dar visibilidade a esse esforço, reconhecendo o aluno como protagonista. Quero agradecer a todos que apoiaram esse processo e também à Receita Federal, que possibilitou a entrega de brindes e premiações. Esse evento é uma oportunidade para destacar talentos que vão além da sala de aula, estudantes que se dedicam, se aprofundam e encontram na matemática um caminho para ampliar horizontes acadêmicos e profissionais”, disse o chefe da unidade de Gestão de Aprendizagens, Luiz Augusto Leite.
Entre os estudantes da Rede Estadual de Ensino que receberam medalhas estava Antônio Martins, do 9º ano da Escola de Aplicação do Recife. O jovem conquistou duas medalhas de ouro, nas fases regional e nacional da Obmep, consolidando-se como um dos grandes destaques da competição. Antônio já acumula outras conquistas em edições anteriores e sonha em seguir no caminho das olimpíadas científicas durante o ensino médio, mirando o ingresso em uma universidade na área de tecnologia.
“É uma gratificação muito grande, porque cada medalha abre portas e me motiva a estudar mais. A matemática olímpica é diferente da que aprendemos em sala de aula: ela instiga a pensar, questionar e buscar soluções. Para mim, é um universo no qual quero continuar mergulhado, participando também de outras olimpíadas de conhecimento. Meu objetivo é seguir conquistando novas medalhas e construir um currículo forte para o futuro”, frisou o Antonio.
Outro destaque foi Cauã Monteiro, medalhista de prata na etapa nacional e regional da Obmep. Estudante do Colégio da Polícia Militar, participa da olimpíada há vários anos e se prepara intensamente para cada edição. “Foi muito gratificante conquistar essa medalha. Vejo a matemática como uma oportunidade que abre portas, especialmente para estudantes de baixa renda. A preparação foi puxada, com meses de estudo e prática, mas todo o esforço valeu a pena. Pretendo continuar participando das olimpíadas e buscar resultados ainda melhores nos próximos anos”, afirmou.



















