O evento é aberto ao público geral e totalmente gratuito

Nesta segunda-feira (22), teve início a 13ª edição do Escambo de Livros da Biblioteca do Professor, no Hall do Bloco A da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE/PE), no bairro da Várzea, no Recife. O evento segue até a quinta-feira (25), sempre das das 09h às 16h, com mais de 450 títulos disponíveis para a troca. O acesso é totalmente gratuito e aberto ao público.

O escambo reúne uma seleção diversificada de obras, que vai de contos, crônicas, poesias e romances a literatura infantojuvenil, livros técnicos, ficção e biografias. O objetivo é incentivar a circulação de livros e fortalecer o hábito da leitura entre professores, servidores, estudantes e a comunidade em geral, assim como fomentar o incentivo à leitura e valorização do livro para toda a comunidade.

A ação é uma iniciativa da Biblioteca do Professor em conjunto com a Unidade de Ensino, Bibliotecas, Leituras e Linguagens, vinculada à Gerência de Ações Culturais. O evento já faz parte do calendário cultural da Secretaria, ocorrendo três vezes ao ano, sempre com uma temática especial: Carnaval (fevereiro), São João (junho) e Primavera (setembro). A coordenação é realizada pelas professoras Socorro Conrado, Fátima Charamba e Marize Messias

A Gestora Técnica de Assuntos Administrativos e Políticas Culturais, Vanessa Costa, fala sobre a importância do evento para a democratização da leitura. “O Escambo de Livros é uma ação da nossa biblioteca e estimula a leitura, a democratização do acesso aos livros e a troca entre as pessoas, como também promove a circulação de novas histórias, de uma forma que traz economia para os professores e participantes. É um evento aberto ao público em geral e é uma ação que deve ser visualizada, deve ser engrandecida, porque a leitura é um modo de levar a gente para outros mundos, outras histórias, sem precisar sair de casa”, afirmou. 

A cada edição, o encontro reúne em média 100 pessoas por dia, entre servidores da Secretaria de Educação e visitantes externos. Além de estimular o acesso à leitura, o projeto promove a sustentabilidade, ao dar novo destino a livros parados nas estantes. 

Com diversidade de gêneros e o espírito de partilha, o Escambo de Livros se consolida como um espaço de troca não apenas de obras, mas também de experiências, afetos e conhecimento.

Fotos: Josimar Oliveira/SEE