Iniciativa tem como propósito promover segurança, cidadania e a prevenção à violência no ambiente escolar, além de aproximar a comunidade das forças de segurança

Nesta quarta-feira (24), estudantes da Rede Estadual participaram da 2ª edição do Programa Juventude Segura, uma iniciativa da Patrulha Escolar da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A ação tem como propósito promover segurança, cidadania e prevenção à violência no ambiente escolar, além de aproximar a comunidade das forças de segurança. 

Nesta edição, foram contempladas as Escolas Estaduais Sílvio Rabelo, Sizenando Silveira, Cônego Rochael de Medeiros e Ceja Valdemar de Oliveira, todas localizadas no Recife. Ao todo, cerca de 600 estudantes participaram de atividades esportivas, musicais e recreativas, vivenciando alternativas saudáveis de lazer e integração.

Além de disseminar informações sobre direitos e deveres, o programa busca estimular a cultura de paz, a convivência saudável e a formação cidadã dos jovens, abordando temas atuais e relevantes para toda comunidade escolar. As atividades foram realizadas em formato de evento escolar, envolvendo palestras e rodas de conversa, com os seguintes temas: “Bullying e prevenção à violência escolar”; “Uso e prevenção de drogas”; e “Orientação Vocacional”.

Foto: Josimar Oliveira/SEE

De acordo com o gestor da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, Iury Souza, firmar parcerias com órgãos que contribuem para a proteção dos estudantes é fundamental. “Quando reunimos quatro escolas com diferentes realidades para dialogar sobre juventude, sobre a importância de cada indivíduo e sobre a vida, estamos oferecendo a oportunidade de refletir sobre os diversos caminhos possíveis. A presença da Patrulha Escolar garante suporte e segurança, fortalecendo essa parceria. Estamos aqui hoje celebrando essas ações, que demonstram o quanto nos preocupamos com a formação integral dos estudantes, não apenas no aspecto pedagógico, mas também na defesa e no cuidado com cada um deles”, destacou.”

O evento também contou com demonstrações práticas e interativas, como a participação da Cavalaria, com interação com os cavalos e exibição de técnicas de patrulhamento; e apresentação do Canil, com cães treinados para atividades de busca e salvamento.

“É uma grande satisfação para a Polícia Militar estar presente neste momento. Muitas vezes, a atuação da corporação é lembrada apenas pelo trabalho de repressão e de combate à criminalidade, mas a nossa missão vai muito além, pois estamos aqui para defender e proteger a sociedade. Este programa tem exatamente esse propósito de mostrar que queremos o bem dos jovens. Trabalhamos com vocês e por vocês, porque acreditamos que, juntos, podemos construir uma sociedade melhor e mais segura”, destacou o capitão Emmanuel Humaitá.

Foto: Josimar Oliveira/SEE