Mais de 100 profissionais ligados às 16 Gerências Regionais de Educação participaram da capacitação

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) realizou, nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22), o Encontro Formativo de Monitoramento de Programas e Projetos, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, reunindo técnicos das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) de todo o estado. Participaram  coordenadores gerais de Gestão da Rede, técnicos regionais do PIEPE, do PDDE e do PNLD, gerentes regionais e de representações das Secretarias Executivas da SEE, totalizando cerca de 115 participantes.

O evento teve como objetivo promover a formação continuada e o alinhamento técnico entre os profissionais das Gerências Regionais de Educação (GREs) acerca dos programas Programa Investe Escola Pernambuco (PIEPE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), fortalecendo o monitoramento, a gestão e a execução das ações estratégicas no âmbito da rede pública estadual de educação de Pernambuco.

Segundo o superintendente de Monitoramento, Planejamento e Dados da secretaria executiva de Gestão de Rede, José Emerson da Silva, a realização de eventos como o encontro formativo são de grande importância pois fortalecem ações do Estado e da Secretaria da Educação em todo o âmbito e extensão territorial. 

“Trazer às 16 Gerências Regionais para tratar de assuntos de extrema relevância está sempre em pauta na Secretaria Executiva de Gestão de Rede. Na verdade, momentos como este vêm se replicando durante todo o ano letivo de 2025 e perdurarão por 2026. É a Secretaria da Educação fortalecendo laços com toda a comunidade escolar”, explica o superintendente.

A programação foi composta por palestras que auxiliaram na abordagem das temáticas. Entre os palestrantes convidados estavam: Thiago Camargo Alves de Sousa, gerente de Projetos de Governo do Banco de Brasília S.A. (BRB); Rebecca Cortes Teixeira, analista sênior de Projetos de Governo do Banco de Brasília S.A. (BRB); Zuleide Coelho Farias de Oliveira, do 2º RTD PJ (Cartório Mariani); Jamerson Barbosa de Souza, gestor governamental do Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado; e Sunnye Rose Carlos Gomes, gerente de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva.

“As palestras foram enriquecedoras, abordando temas como prestação de contas, cuidado com o recurso público e a importância dos conselhos escolares. O evento foi fantástico e enriquecedor, proporcionando muita bagagem para o trabalho nas regionais. A Secretaria, a CGPP e a SESG estão de parabéns por oportunizar este momento, com a expectativa de que se repita no futuro”, ressalta o coordenador geral de gestão da rede da GRE Mata Centro, Dionísio Jr. 

Segundo Janaínna Laetítia de Siqueira Sousa, da coordenação geral de Programas e Projetos, as temáticas abordadas foram repassadas aos técnicos das regionais para que, por meio da multiplicação, alcancem os diretores escolares, que são os executores na ponta. Devido à constante atualização dos regramentos  é fundamental promover esses momentos de capacitação em curtos intervalos de tempo.

“O objetivo do evento foi capacitar a rede, direcionar e padronizar o fluxo para que a execução e prestação de contas tragam resultados positivos. O propósito final desses programas é realizar entregas mais eficientes aos alunos e, assim, elevar os índices educacionais, promovendo mais conhecimento em benefício daqueles que merecem o nosso trabalho diário: os estudantes”, destaca Janaína.