Projeto Eja+Enem foi lançado este ano e alcançou os lugares mais distantes
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), lançou este ano o Eja+Enem, um projeto voltado a incentivar e preparar os estudantes da Educação de Jovens e Adultos para participar do Exame Nacional do Ensino Médio. A iniciativa é realizada em todas as regiões e reforça o papel da rede estadual de ensino na valorização das pessoas que sonham em cursar o ensino superior, mas que, por falta de tempo ou oportunidade, não concluíram os estudos dentro da idade prevista e agora retomam a trajetória escolar, enfrentando desafios e superando o estigma de que adultos e idosos não estariam preparados para realizar a prova.
O Eja+Enem inclui uma campanha de orientação sobre a solicitação de isenção da taxa de inscrição, apoio durante o processo de cadastro no exame, realização de aulões preparatórios e simulados voltados aos estudantes do terceiro módulo. Além disso, o projeto oferece suporte pedagógico aos professores, com materiais e estratégias que fortalecem o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.
Na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Áurea de Moura Cavalcanti, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, a mobilização ganhou forma em um aulão noturno e a promoção de um simulado que reuniu cerca de 190 estudantes. Muitos deles enfrentaram uma vida de muito sacrifício e precisaram interromper os estudos por longos anos, mas nunca deixaram de sonhar.
É o caso do estudante Cícero Araújo, de 64 anos, que trabalha com construção civil há mais de quatro décadas e deseja cursar Engenharia Civil. Ele conta que sempre teve afinidade com a área e que a experiência acumulada ao longo da vida o faz acreditar ainda mais no sonho de se tornar engenheiro. Disse que já aprendeu muito na prática, convivendo com profissionais da área, e na escola, com os conhecimentos ensinados pelos professores. Agora quer ter o conhecimento registrado no diploma.
“A escola tem me ajudado muito. Aqui encontrei apoio e motivação. Tenho certeza de que, com dedicação e fé, é possível chegar lá”, disse emocionado. “Os professores nos mostram bons caminhos não só para mim, mas para toda turma. Cada um que tiver um sonho, pode conquistá-lo”, completa.



Imagens: Divulgação
Para a coordenadora da Eja na unidade, Elba Jane Pierre, o papel da escola é justamente de estender a mão, acreditar junto e ajudar cada um a reencontrar o caminho. A professora diz que a maior satisfação é ver os estudantes conquistando uma vida diferente e realizando seus sonhos. “São pessoas que tiveram uma vida de muito sacrifício e que, por diferentes motivos, precisaram parar de estudar por muitos anos. Mas o sonho permanece. Por isso, para nós é muito importante acolher esses alunos, apoiar e incentivar cada passo que eles dão. Queremos que continuem, que tenham uma vida diferente, que conquistem aquilo que sempre desejaram”, coloca.
A Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Centro Norte organizou polos especiais em cidades próximas a Caruaru para facilitar o acesso aos estudantes da EJA que vivem em áreas mais distantes. Foram realizados aulões e atividades motivacionais conduzidos por professores selecionados especialmente para as ações. “Organizamos tudo com muito cuidado, desde a escolha dos professores até a logística, para alcançar o maior número possível de estudantes. Selecionamos professores que entendem às dificuldades e rotinas desses estudantes. Queremos que eles cheguem ao dia da prova preparados, tranquilos e confiantes. Muitos pensam que não conseguem, mas a gente está aqui para mostrar que o sonho é possível”, diz a coordenadora geral de Desenvolvimento da Educação da GRE, professora Elisiaria Melo.
O estudante Daniel Silva, da Erem Agamenon Magalhães, da cidade de São Caetano, destaca a importância do momento de aprendizado coletivo. “Estamos adquirindo um grande conhecimento, tirando dúvidas sobre vários temas e, através desses encontros, desenvolvendo um aprendizado muito bom”, destaca.
Compromisso com a educação de todos
A gerente da Gerência de Políticas Educacionais para Jovens, Adultos e Idosos da SEE, Jeane Lima, celebra os resultados do projeto e o engajamento das escolas estaduais às vésperas do exame. Segundo ela, a adesão das unidades de ensino ao Eja+Enem demonstra o compromisso da rede com a valorização dos estudantes que decidiram retomar os estudos e buscar novas oportunidades por meio da educação.
“Me sinto maravilhada com essa movimentação expressiva acontecendo em toda a Rede”, destacando que o projeto representa um ato de reconhecimento da potência e do direito à educação das pessoas. “Esperamos colher os frutos dessa iniciativa com um número significativo de estudantes da Eja ingressando nas universidades”, afirma.

