As apresentações serão sempre gratuitas e abertas ao público
Nesta quinta-feira (06), a Casa Capiba, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, inaugurou o projeto “Quinta CPM na Casa Capiba”. O evento de estreia contou com a presença do cantor e compositor André Rio, que apresentou um show com releituras emocionantes das obras do mestre Capiba. Esta iniciativa é uma parceria do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). As apresentações serão sempre gratuitas e abertas ao público.
Com uma apresentação mais intimista, o projeto visa proporcionar ao público uma maior interação com grandes nomes da música pernambucana, unindo-se ao legado de Capiba. Passado e presente se unem na manutenção dos clássicos do frevo, construindo um futuro sólido para a cultura pernambucana. No repertório, André Rio apresentou canções notáveis do mestre Capiba, como: Recife, Cidade Lendária; Oh Bela; De Chapéu de Sol Aberto; Trombone de Prata, entre outras.
“Foi uma noite de grande felicidade estar aqui na Casa Capiba, uma casa que verte poesia, arte e o nosso frevo genuíno. Estas paredes, estes cômodos, como mencionei no show, foram o berço de tantas canções. É um privilégio inaugurar esta série de shows que ocorrerão ao longo do ano. Porque o frevo é o amor da gente, é a razão maior da minha existência. Minha palavra é só gratidão ao Conservatório Pernambucano de Música, e sua diretoria, muito obrigado ao Governo do Estado e à Fundarpe. Estou muito feliz de estar nesta casa onde o mestre maior da nossa composição, Capiba, esteve e está presente com sua arte”, declarou André Rio.
Segundo a gerente geral do CPM, Janete Florêncio, o evento irá proporcionar a revitalização do local, restaurando sua antiga atmosfera de efervescência musical e cultural resgatando sua essência musical e vibrante do passado.
“Este projeto vem somar todos os esforços que o governo, por meio da Secretaria de Educação e do Conservatório, tem feito para que esta casa retorne a ser o espaço que era antigamente, repleto de música e vida. E nós estamos trazendo isso de volta. Começamos muito bem com a inauguração, no último dia 29, e o que foi prometido, estamos cumprindo, iniciando estes eventos nas quintas-feiras. O objetivo é agregar a vizinhança, trazer as pessoas para curtir um pouco da música e da cultura que remonta a Capiba, mas que vai além dele. Estaremos no passado, no presente e no futuro, congregando tudo isso neste espaço maravilhoso”, destaca Janete.



Fotos: Elton Campos / CPM
Casa Capiba
Inaugura no dia 29 de outubro, a Casa Capiba é um pilar cultural inestimável para Pernambuco, pois foi o palco onde Lourenço da Fonseca Barbosa, o inesquecível Capiba (1904-1997), deu vida a obras cruciais como frevos, sambas-canções e maracatus, que hoje são patrimônio do Brasil. A preservação deste imóvel é, portanto, essencial para assegurar a perenidade do legado de um dos maiores ícones da cultura pernambucana.
O imóvel foi incorporado ao patrimônio do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) em setembro de 2024, em comemoração aos 120 anos de nascimento do mestre Capiba. O Conservatório Pernambucano de Música, instituição de ensino musical mais tradicional do estado, vinculada à SEE, assume a administração da casa. O imóvel está destinado a atividades artísticas e pedagógicas, o que amplia os espaços disponíveis para ensaios e performances de alunos e músicos, beneficiando cerca de 1600 estudantes do CPM.

Foto: Josimar Oliveira / SEE

