Evento reuniu representantes gerentes da pasta e também das GREs

A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEE) realizou, nesta quarta-feira (12), um encontro de avaliação das ações de 2025 e de planejamento para o ano letivo de 2026. O evento, coordenado pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, aconteceu no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e reuniu representantes das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs), além de coordenadores de Desenvolvimento da Educação, gerentes gerais e gestores dos setores ligados às gerências.

Presente ao evento, o secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou que esse foi um momento de reflexão e planejamento coletivo. “É muito importante reunir as gerências para debater o que foi avaliado e o que pode ser planejado de melhor. Sempre é necessário que a gente se enxergue. E que esses debates sejam para que a gente também se cobre, busque alternativas e seja célere, para chegar na qualidade que a gente quer e com rapidez”, afirmou.

Fotos: Demison Costa – SEE

Entre os destaques do balanço apresentado, estão as ações que contribuíram para elevar a média geral do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). Nos anos finais do ensino fundamental, o último indicador mostra que houve um avanço de 4,59 para 4,95, resultado que reflete o esforço das equipes em reduzir o desvio de padrão e garantir que o crescimento das escolas aconteça de forma mais equilibrada.

Outro ponto evidenciado foi o trabalho da Gerência de Políticas Educacionais de Direitos Humanos e Cidadania. Mais de dez mil professores participaram de formações continuadas sobre a temática, fortalecendo o compromisso da rede estadual com uma educação voltada para o respeito, à diversidade e a cidadania.

O Programa Ganhe o Mundo (PGM) também foi um dos grandes destaques. Em 2025, 191 estudantes embarcaram para intercâmbio no Chile e outros 429 irão seguir para o Canadá, ampliando as oportunidades de aprendizado e vivência cultural para os jovens pernambucanos. De forma inédita, o programa também contemplou professores da rede estadual: 88 educadores participaram de intercâmbios em países como Inglaterra, Canadá, Chile e Argentina, fortalecendo a formação docente e o intercâmbio de práticas pedagógicas.

Além de avaliar o que foi alcançado, o encontro serviu para traçar as metas de 2026. Um dos focos é o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com estratégias voltadas à ampliação do número de matrículas e à melhoria dos indicadores de permanência e conclusão. O objetivo maior do setor é alcançar 34 mil novas matrículas até o fim do próximo ano.

A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia Barbosa, reforçou a relevância do encontro. “Aqui, todos juntos, podemos nos autoavaliar, avaliar o trabalho do outro, e assim fazer um planejamento já baseado em todas essas fragilidades e fortalecimentos para 2026. Estamos chegando à reta final do ano letivo, então é muito importante nos reunirmos para melhorar nossas ações cada vez mais”, concluiu.