Competição será realizada até o dia 28 de novembro na cidade de São Paulo
A delegação pernambucana que irá representar o Estado nas Paralimpíadas Escolares 2025 já está em São Paulo para a maior competição paralímpica estudantil do país. Formado por mais de 100 integrantes entre paratletas, técnicos e dirigentes, o grupo participa da disputa promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, reunindo representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Ao longo de quase duas semanas, milhares de jovens de todo o Brasil estarão envolvidos no evento, que segue até o dia 28 de novembro.
“Os nossos paratletas chegam às Paralimpíadas Escolares com muita dedicação, garra e vontade de fazer história. O esporte tem um papel transformador na vida desses jovens, abrindo portas, fortalecendo a autoestima e mostrando que não existem limites para quem acredita no próprio potencial. Estamos confiantes no trabalho que foi realizado e na entrega de cada um que está representando Pernambuco. Toda a nossa torcida acompanha vocês em São Paulo, certos de que grandes resultados virão, seja no pódio e na trajetória de cada atleta”, frisou o secretário executivo de Esportes, Marcos Nunes.
A chegada oficial das delegações e a cerimônia de abertura ocorreram nesta segunda-feira (17), marcando o início da programação da competição. O evento da cerimônia contou com a presença dos chefes de delegações, porta-bandeira dos estados e convidados. O momento teve o tradicional desfile das bandeiras, juramento dos árbitros e atletas, além da participação de autoridades do CPB, que reforçaram a importância da competição para o desenvolvimento do paradesporto escolar.
Fotos: Daniel Hardman/SEE
A chefe de delegação de Pernambuco, Amara Araujo, destacou a importância e o poder transformador da competição. “As Paralimpíadas Escolares é um movimento, não apenas o desporto ou uma competição. Para essas crianças de todo o Brasil é vida, é integração, é mostrar que apesar das dificuldades e limitações eles conseguem, podem e são capazes de mostrar todo o seu potencial. Realmente é uma competição de extrema importância na vida desses jovens”, completou
A edição deste ano está dividida em dois blocos de competição ao longo de duas semanas. O primeiro segue até o dia 22 de novembro, com as provas das modalidades de atletismo, basquete 3×3 em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, taekwondo, tênis de mesa em cadeira de rodas e rugby em cadeira de rodas. Já o segundo bloco acontece entre os dias 26 e 28, reunindo as disputas de vôlei sentado, tênis de mesa, natação, judô, futebol PC, bocha e badminton.
Pernambuco entra na competição com paratletas inscritos em oito modalidades: atletismo, natação, goalball, halterofilismo, badminton, judô, bocha e tênis de mesa. Entre os paratletas da delegação está Raick Lacerda, estudante da Escola Professor Simão Amorim Durando, do município de Petrolina, que irá representar o estado no atletismo e está com muita expectativa de levar medalhas para casa.
“Estou muito feliz de ter essa oportunidade de defender meu estado em uma competição tão importante como essa. A expectativa é a melhor possível, me preparei muito para esse momento e quero poder levar medalhas e recordes para Pernambuco. Tenho certeza que será uma competição muito boa e organizada e a adrenalina está lá em cima para o início das disputas”, disse Raick.
Com uma delegação preparada e motivada, Pernambuco reforça seu compromisso com o fortalecimento do paradesporto escolar e com a promoção de novas oportunidades para jovens atletas de todo o Estado. A presença no maior evento paralímpico estudantil do país representa não apenas a busca por bons resultados, mas também a celebração do talento, da superação e do papel transformador do esporte na vida de cada estudante.



















