Solenidade foi realizada no Recife Expo Center, localizado no centro da capital pernambucana
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação (SEE), realizou, nesta segunda-feira (17), a cerimônia do Prêmio Idepe 2024. O Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) tem como principal objetivo avaliar e monitorar a qualidade da educação nas escolas da rede pública estadual e municipal de Pernambuco. O evento reconheceu e valorizou escolas, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs) que se destacaram nos indicadores educacionais do Estado no ano passado. A solenidade ocorreu no Recife Expo Center, localizado no centro da capital pernambucana.
A cerimônia contou com a presença de representantes das escolas, dos municípios e das Gerências Regionais de Educação (GREs), além de autoridades políticas e lideranças locais. Ao todo, foram premiadas 96 escolas em 06 categorias e 34 subcategorias com placas de menção honrosa, em reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido ao longo do último ano letivo.
Fotos: Josimar Olivera/SEE
Divulgado anualmente, o Prêmio Idepe existe desde 2017 e representa um momento de grande expectativa para gestores e professores das redes estaduais e municipais de Pernambuco. Essa avaliação é um indicador que mensura a qualidade da educação pública em três dimensões relevantes: língua portuguesa, matemática e fluxo escolar, sendo o desempenho obtido a partir das informações fornecidas pelo sistema próprio de avaliação, a partir de informações derivadas do Censo Escolar.
A governadora, Raquel Lyra, participou do evento e celebrou os avanços alcançados pela educação pública de Pernambuco. “No Idepe, reconhecemos as escolas que mais evoluíram e também identificamos, com mais clareza, aquelas que precisam do nosso apoio. Não adianta focarmos apenas no ensino médio, pois temos dedicado esforços permanentes para garantir a alfabetização na idade certa. Pernambuco foi um dos estados que mais avançaram no país, assegurando que nossas crianças estejam aprendendo no tempo adequado. Também temos fortalecido a formação continuada dos professores e realizado investimentos importantes em infraestrutura e recursos pedagógicos. Tudo isso para garantir o estímulo necessário e permitir que cada cidade de Pernambuco avance cada vez mais”, destacou.
O Idepe abrange toda a rede pública de ensino do Estado nas etapas do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio nas redes públicas. Na edição de 2024, foram avaliados 378.760 estudantes matriculados em turmas do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, em 3.361 escolas da rede pública.
O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou os resultados alcançados. “Hoje, somos reconhecidos por apresentar os melhores índices de permanência, com uma evasão escolar muito baixa, algo extremamente significativo para nós. Educação é mudança, é transformação, e é nessa perspectiva que trabalhamos, ano após ano, em colaboração com os municípios, para melhorar nosso desempenho. A nossa meta é sempre evoluir”, salientou.
Nesta edição, Pernambuco superou a média de 2023 em todas as etapas avaliadas. No 5º ano do ensino fundamental, o Estado avançou de 5,43 para 6,04. No 9º ano, o resultado subiu de 4,63 em 2023 para 4,91 em 2024. Já no ensino médio, a avaliação registrou crescimento de 4,33 para 4,59, reforçando a evolução contínua da aprendizagem na Rede Estadual.
A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Cônego Olímpio Torres, localizada em Tuparetama, no Sertão de Pernambuco, foi premiada como a melhor escola de referência, alcançando a nota 6,3. Esta é a terceira vez que a unidade de ensino conquista o primeiro lugar no Idepe. “Acredito que nosso resultado se deve ao trabalho em equipe. Um esforço construído a muitas mãos. Temos uma parceria muito forte com toda a comunidade escolar e o nosso diferencial está nas práticas que realizamos no dia a dia e na participação ativa dos pais e da comunidade em geral”, destacou a gestora da escola, Maria Edilma Patriota.
Idepe
O Idepe não apenas serve como um termômetro da educação no Estado, mas também orienta a formulação de políticas públicas e a alocação de recursos, permitindo que os gestores educacionais identifiquem áreas que necessitam de intervenção e apoio.
Os resultados de 2024 são particularmente importantes, pois refletem o esforço contínuo de professores, gestores e toda a comunidade escolar em busca de uma educação de qualidade. A análise desses dados permitirá avaliar se as iniciativas implementadas estão surtindo efeito e onde ainda são necessários ajustes e intervenções.
Os objetivos específicos do Idepe apontam para a identificação dos avanços e desafios nas escolas e redes de ensino; a orientação de políticas públicas e estratégias educacionais voltadas à melhoria contínua da qualidade do ensino; no incentivo à gestão escolar para adoção de práticas que promovam o desempenho dos estudantes, além de estabelecer metas para aprimorar os índices educacionais em diferentes níveis de ensino.
A partir do Idepe, o Governo de Pernambuco consegue direcionar investimentos e ações específicas, com o objetivo de melhorar o aprendizado dos alunos e reduzir as desigualdades educacionais em todo o Estado.
Confira a lista de categorias e vencedores do Prêmio Idepe 2024.
Confira os resultados:















