A empresária e historiadora Chris Kumakola comandou o bate-papo 

Nesta terça-feira (18), os estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) José de Alencar Gomes da Silva, em Paulista, participaram de um bate-papo sobre “Narrativas” com a empresária e historiadora Chris Kumakola. O encontro reuniu cerca de 300 estudantes no auditório da unidade de ensino para discutir sobre como as experiências de vida moldam os resultados, influenciam a forma como nos apresentamos ao mundo e impactam diretamente as escolhas.

Durante a palestra, foram abordados temas como narrativa interna, autoconhecimento, contexto, storytelling e a influência do consumo na construção de quem somos. A proposta da conversa foi despertar nos estudantes a consciência sobre as narrativas que absorvem diariamente, muitas vezes sem perceber, e como elas direcionam suas decisões e trajetórias.

Foto: Demison Costa/SEE

De acordo com Chris Kumakola, aspectos como a postura corporal, o olhar, o batom que alguém escolhe usar ou até a roupa que veste são reflexos diretos da narrativa interna de cada pessoa. “É claro que eu, pela minha profissão, sou muito mais intencional do que outras pessoas no que desejo transmitir e em como faço isso. Mas todos nós, mesmo sem perceber, comunicamos essa narrativa interna o tempo todo. Eu posso ensinar alguém a parecer mais confiante pela postura, a melhorar o timbre de voz, mas nada disso tem efeito se a narrativa interior estiver fragilizada. Se, lá dentro, a pessoa ainda estiver presa a lembranças de alguém dizendo que ela seria um fracasso, por exemplo”, explicou.

A estudante Ana Vitória, que pretende cursar Engenharia Civil, destacou a importância do tema no dia a dia escolar e pessoal. “Acho isso muito útil, até mesmo quando vamos apresentar um trabalho, um seminário ou em qualquer outra situação da vida. Aqui na escola, a gente aprende a ter controle sobre o nosso comportamento e leva isso para fora da sala de aula. A forma como você se comporta é importante, porque você vai lidar com muitas pessoas, inclusive com pessoas influentes, e precisamos saber se comunicar bem. Ter uma boa postura, saber abordar alguém e falar de maneira adequada é fundamental para construir a nossa imagem pessoal”, ponderou. 

Perfil – Chris Kumakola é referência nacional em narrativa de autoridade, empresária, historiadora com pesquisa realizada no Museu Campo de Auschwitz e autora de mais de 40 livros publicados, incluindo dois best-sellers com sua assinatura.

É fundadora do Programa de Treinamento Efeito Narrativa e mentora de nomes que vão de capas da Forbes a profissionais do MIT, além de grandes figuras públicas e políticas do país.