Evento reforçou  importância do letramento racial crítico e da afrocentricidade para a construção de uma educação antirracista

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) promoveu, nesta terça (18) e quarta-feira (19), a formação “Educação Antirracista e Afrocentricidade: Vozes Negras em Movimento”. As atividades, realizadas no auditório da SEE, no bairro da Várzea, no Recife, reuniram servidores e pontos focais das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) em Direitos Humanos e Educação para as Relações Étnico-Raciais

O evento reforçou a importância do letramento racial crítico e da afrocentricidade como estratégias para construção de uma educação antirracista. “A formação representa o compromisso da Secretaria em reforçar o entendimento de que a Educação para as Relações Étnico-Raciais deve ser tratada como política pública de estado na perspectiva de política de ações afirmativas, cuja educação tem função primordial. Além disso, ela apresenta aos nossos servidores e pontos focais como reconhecer, compreender e combater o racismo estrutural em suas diversas formas”, explicou Natália Vasconcelos, chefe da Unidade de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Unerer), que promoveu o evento. 

Fotos: Demison Costa/SEE

Na terça-feira, a formação ofereceu a oficina de letramento racial “Afrocentricidade e a Importância das Estéticas Negras na Pedagogia e nas Artes”. Hammai Assis e Rob Silva, do Circo Experimental Negro, foram os facilitadores. Dentre os tópicos discutidos, estiveram a apropriação cultural e o racismo estrutural. “Essa palestra foi super importante, porque ela trouxe o entendimento do que é o letramento racial, a questão de ser antirracista, além de muitas abordagens e situações que nos fizeram refletir sobre o que é ser uma pessoa negra hoje no Brasil”, ressaltou Geovanna Prazeres, ouvidora da SEE. 

Já nesta quarta-feira, foram exibidos os documentários dos realizadores Antônio Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Corine Fagundes, da Escola Cônego Jonas Taurino. Também houve um momento de microfone aberto para compartilhamento de prosa e poesia relacionada à temática debatida.