O Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco IDEPE começou a ser medido em 2008 e é consolidado com base no desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) e na Taxa de Aprovação. O desempenho corresponde à média da performance dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, resultante dos testes elaborados no SAEPE.
De acordo com a Portaria SEE nº 2976 de 10 de Julho de 2023 em seu Art. 2º:
“O SAEPE é um sistema de avaliação externa em larga escala, composto por um conjunto de instrumentos, realizado anualmente pela SEE/PE desde os anos 2000, e que tem por objetivos, no âmbito educacional: I – Produzir indicadores educacionais para o Estado, Municípios, Regiões e Escolas, tendo em vista a manutenção da comparabilidade dos dados, permitindo, assim, o incremento das séries históricas; II – Avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação ofertada no Estado em seus diversos níveis governamentais e III – Subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências, com vistas ao desenvolvimento social e econômico de Pernambuco”.
O IDEPE é o indicador exclusivo de Pernambuco e sua avaliação é feita anualmente de forma censitária, ou seja, praticamente todas as escolas do Estado participam da avaliação. Desta forma, permite identificar a evolução ano a ano potencializando a tomada de decisão
Os resultados do IDEPE 2023, estão oficialmente divulgados no site da SEE-PE.
A GAMPE (Gerência de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais) sediada na SEDE (Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação) na SEE-PE (Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco), numa ação conjunta com outras gerências e secretarias executivas, tem a competência e responsabilidade de estruturar o IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco).
Essa ação conjunta visa garantir que o IDEPE seja uma ferramenta eficaz para monitorar e avaliar a qualidade do ensino nas escolas da rede pública estadual e municipal.
A GAMPE desempenha um papel central na coleta de dados e na interpretação dos resultados, assegurando que o índice seja preciso e capaz de refletir o desempenho educacional de cada unidade de ensino avaliada.
Essa colaboração permite a implementação de políticas públicas baseadas em evidências, garantindo que o IDEPE não seja apenas um indicador de desempenho, mas também uma ferramenta que direciona melhorias práticas e efetivas em todo o sistema educacional de Pernambuco. Ressaltando, que o 2º ano do Ensino Fundamental não participa do cálculo do IDEPE.
Abaixo seguem os resultados dos IDEPE’s do Estado, Municípios, GRE’s e Escolas dos últimos quatro anos: