Artistas, expressões culturais e manifestações populares foram alguns dos temas que as 36 escolas levaram para as ruas com cerca de 2.800 estudantes

Estudantes da Rede Estadual participaram, nesta quinta-feira (07), do desfile cívico-militar, organizado pelo Exército Brasileiro, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Aeronáutica, Marinha e prefeituras. O evento já está consolidado no calendário cultural de Pernambuco em comemoração ao marco histórico da Independência do Brasil. O desfile foi realizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, no Recife.

Para este ano, a SEE inovou e levou as bandas e fanfarras e pelotões de estudantes, que desfilaram prestando homenagens à cultura pernambucana. Artistas como Chico Science e Luiz Gonzaga, expressões culturais e manifestações populares foram alguns dos temas que as 36 escolas da Rede Pública Estadual de Pernambuco levaram para as ruas com cerca de 2.800 estudantes.

A secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas, esteve presente no desfile e falou sobre a importância desse momento para a educação do Estado. “É um momento de alegria, em que se apresenta o que há de melhor no que se refere às bandas de música e às manifestações culturais. As escolas se engajaram para participar desse momento e apresentar tudo o que há de mais bonito na nossa cultura”, enfatizou.

Fotos: Filipe Jordão

Estudante da Escola Estadual Tomé Gibson, Guilherme Farias participa do desfile há sete anos como percussionista da Corporação Musical Tomé Gibson. Para ele, é sempre uma emoção diferente tocar para o grande público. “Este momento é muito importante para mim como estudante de escola pública porque nós temos a oportunidade de mostrar para as pessoas um pouco da nossa cultura. Eu amo tocar percussão e pretendo levar isso para o resto da minha vida”, pontuou.

Com homenagem ao Maracatu Encanto da Alegria, da Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife, a Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Rosa Magalhães realizou uma apresentação com evoluções marciais e coreografias embasadas na cultura do maracatu. “Pernambuco está vivendo um novo momento por estar homenageando artistas da terra nesse desfile. Nós precisamos reverenciar cada vez mais artistas da nossa comunidade, pois as bandas marciais tinham um repertório muito americanizado. Nesta edição do desfile, trouxemos uma nova proposta de homenagear artistas do cenário cultural pernambucano, como o movimento Mangue Beat, Lia de Itamaracá, as agremiações carnavalescas, entre outros”, destacou o maestro Raphael de Castro.

Fotos: Filipe Jordão

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, classificou esse momento como um dia de alegria e reflexão. “É uma honra para mim como governadora participar desse dia simbólico da independência do Brasil, resgatando a nossa história, a nossa tradição, de Pernambuco estar sempre à frente das lutas libertárias do Brasil. Hoje, podemos celebrar, junto com as Forças Armadas, as forças operacionais de polícia, com as escolas do nosso Estado e dos nossos municípios, com muita alegria, tendo a honra de ser a primeira mulher governadora de Pernambuco”, disse.

“A nossa independência ainda está pela metade. Enquanto a gente tiver pessoas passando fome, pessoas sem acesso à água e mulheres sem ter onde deixar os seus filhos na escola, temos que nos comprometer em garantir a verdadeira democracia e a verdadeira independência”, acrescentou.