Atividades reuniram contação de histórias, apresentações artísticas e shows musicais que celebraram a literatura e a representatividade
Este último final de semana do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe) foi marcado por uma programação especial que uniu literatura, música e representatividade. No sábado (09), e no domingo (10), o público pôde vivenciar atividades voltadas para a literatura infantil, além de apresentações que reforçaram o protagonismo feminino no cenário literário e na sociedade. Promovido pela Andelivros, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o evento seguiu reunindo estudantes, famílias e amantes da leitura em um espaço de encontro, aprendizado e troca de experiências.
“Esse final de semana no Clipe foi muito especial. Tivemos uma programação intensa voltada para o protagonismo feminino, com escritoras e rodas de conversa que abordaram temas essenciais sobre o papel da mulher na sociedade. Também preparamos momentos mágicos para as crianças, com contação de histórias e apresentações que encantaram e estimularam o hábito da leitura desde cedo. A Secretaria de Educação cumpre um papel fundamental nesse evento, aproximando estudantes, professores e a comunidade da literatura, da cultura e de novos conhecimentos”, destacou a gerente de ações culturais da SEE, Lêda Dias.
Para a criançada, a contação de histórias ganhou destaque com as escritoras Renata Fernandes e Carol Levy, que encantaram o público com narrativas repletas de imaginação. A diversão também ficou por conta do grupo Mundo de Kaboo, que, durante os dois dias, apresentou performances interativas, envolvendo dança, música e muita participação das crianças.



O protagonismo feminino foi evidenciado com as escritoras Thais Roque e Mariah Moraes. Ainda foi realizada uma roda de conversa sobre as mulheres do Brasil que compartilharam reflexões, trazendo à tona temas relevantes e inspiradores. A estudante Ana Cecíllia Acácio, da Escola Ministro Jarbas Passarinho, em Camaragibe, faz parte do Projeto Dra. Maricotinha, que trabalha com obras de Maria Bethânia, falou da importância feminina na literatura.
“A literatura traz uma sensibilidade muito grande e vejo isso principalmente nas mulheres. Muitas das obras que eu consumo também são obras femininas. Juntando com a minha realidade de ser participante de um projeto que tem como inspiração Maria Bethânia, que é uma mulher que usa a literatura muito forte na sua carreira e nos seus trabalhos, eu acho essencial. É incrível a gente ver o estado investindo nessas ações e dando visibilidade para as mulheres aqui no Clipe”, disse Ana Cecíllia.
As escolas da Rede Estadual de Ensino também marcaram presença no Clipe, levando ao palco apresentações preparadas com dedicação por estudantes e professores. Por meio da música, da dança e da interpretação, os grupos escolares mostraram que a literatura pode se conectar de forma criativa com outras linguagens artísticas. Como no caso da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Pastor José Florêncio, no município do Cabo de Santo Agostinho, que trouxe a apresentação do Manguebeat.



“Foi muito bom poder participar desse momento. Esse é um projeto que nós alunos fazemos na escola juntamente com os professores e sempre trazemos temas diferentes nas apresentações. Trouxemos o movimento Manguebeat para o Clipe que trabalhamos há mais de um ano. A apresentação foi ótima, a gente ama dançar, ama se expressar, ama a cultura e foi isso que trouxemos”, completou Maria Clara.
A programação contou ainda com momentos musicais e de muita animação. No sábado, o público foi embalado pelo samba de latada de Josildo Sá, enquanto no domingo, o encerramento ficou por conta de Maciel Melo, que levou poesia e música regional ao palco principal do Clipe.
O evento segue como um espaço de valorização da literatura e das artes, fortalecendo a formação cultural de crianças, jovens e adultos, além de reafirmar o papel da cultura como elemento essencial para a educação. O Clipe se estende até a próxima quarta-feira (13), com uma programação especial voltada para todas as idades.






