Cerca de 80 profissionais participaram da capacitação com práticas integrativas e palestras

Nutricionistas das 16 Gerências Regionais de Ensino (GREs) do Governo do Estado, se reuniram, nesta quarta-feira (27), na Arena Pernambuco, na cidade em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, para o encontro do Programa de Alimentação Escolar (PAE/PE). O evento foi realizado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), por meio da Superintendência do Programa de Alimentação Escolar (SUPAE), da Secretaria Executiva de Administração e Finanças (SEAF). Cerca de 80 profissionais participaram da capacitação.

O encontro, que acontece duas vezes ao ano, tem como objetivo proporcionar um momento de integração e alinhamento entre as equipes gestoras e operacionais para o aprofundamento nos novos padrões de funcionamento dos Núcleos de Alimentação Escolar, onde ficam lotados os nutricionistas das GREs.

“Temos aqui presente o quadro técnico de nutricionistas que atuam nas escolas de todo Estado. Hoje é um dia de acolhimento, alinhamento e atualizações das novas resoluções e diretrizes que compõem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O intuito é garantir a oferta de uma alimentação saudável e com qualidade para os estudantes pernambucanos”, destaca a superintendente do Programa de Alimentação Escolar do Estado, Paula Darling.

A programação trouxe práticas integrativas e palestras sobre diversos temas como o “Financiamento do Programa Nacional de Alimentos Escolar” e as “Boas práticas de armazenamento e tratamento de não conformidades escolares”, entre outros.

Cícera Rodrigues é nutricionista e atua na GRE de Floresta, no Sertão pernambucano, há mais de 15 anos. Ela acredita que a capacitação irá trazer novas perspectivas para a melhoria na qualidade da alimentação escolar.

“Estamos aqui para agregar e eu vim do Sertão com o objetivo de trocar experiências. Afinal, somos de realidades diferentes, mas atuamos em conjunto e por um objetivo maior. Essa capacitação é uma forma de obter novos conhecimentos para trazer uma alimentação escolar de qualidade para todos os alunos”, ressalta Cícera.

Já Yara Diniz, coordenadora de alimentação escolar da GRE Recife Norte, disse que o seu trabalho se destaca pela criatividade em falar de forma lúdica sobre alimentação saudável com os estudantes da rede.

“É importante estar se reciclando, ouvindo todos os profissionais aqui envolvidos e seguir a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar para executar um bom trabalho, como a gente tem feito aqui no estado de Pernambuco. Desde 2022, eu me inscrevo na Jornada de Educação Alimentar, promovida pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), e sempre sou contemplada com as escolas em que trabalho. Durante todo o ano eu envolvo a comunidade escolar desde a gestão a merendeiros, professores e alunos para ensinar sobre a educação alimentar e nutricional” explica Yara.