Evento destacou práticas, políticas públicas e implementação dos NEGs
Coordenadores e coordenadoras dos Núcleos de Estudos em Gênero (NEGs) da Secretaria de Educação de Pernambuco participaram, nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), de um encontro formativo marcado por trocas de experiências, reflexões e o fortalecimento das políticas educacionais voltadas à equidade de gênero. O evento teve como foco principal discutir a implementação e o fomento dos NEGs, além de estratégias para o combate à violência contra a mulher no contexto escolar.
Entre os principais temas abordados está a implantação dos NEGs, com ênfase no Protocolo de Intenções e nas Orientações Técnicas para estruturação dos núcleos nas unidades de ensino. O objetivo foi garantir que as ações voltadas à igualdade de gênero sejam efetivas, estruturadas e adaptadas à realidade de cada escola.
O encontro contou ainda com a participação da professora Dra. Mariana Rabelo Valença, docente adjunta e coordenadora do Núcleo de Diversidades e Identidades Sociais da Universidade de Pernambuco (UPE). Em sua palestra, a professora compartilhou os desafios e as potencialidades do núcleo que coordena, além de abordar a importância estratégica dos NEGs como espaços de escuta, acolhimento e formação cidadã.
Outro momento importante foi a apresentação de práticas exitosas realizadas por educadoras da rede estadual. Experiências inspiradoras foram compartilhadas por representantes da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Aníbal Fernandes, Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, EREM Belo Jardim, EREM Professora Irene Maria e ETE Alcides do Nascimento Lins. As iniciativas demonstraram como os NEGs podem contribuir de forma concreta para a construção de ambientes escolares mais justos, inclusivos e seguros para todos os estudantes.
A coordenadora do NEG Isis Marina, da Escola Técnica Estadual (ETE) Alcides do Nascimento Lins, Milena Valença, falou sobre a importância do encontro. “Iniciativas como essa são relevantes para o enfrentamento às violências de gênero e sexualidade. São espaços de partilha, tanto de experiências exitosas quanto de estratégias para um enfrentamento ao processo de implementação do núcleo nas escolas. São momentos de produção teórica e acadêmica, bastante enriquecedor”, afirmou a docente.
Fotos: Ari Maciel