A Equipe TupiPC foi responsável por criar um computador de baixo custo para escolas
A Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Nova Cruz foi destaque no Desafio Liga Jovem (DLJ) Pernambuco 2025. A Equipe TupiPC, que contou com três estudantes do 1º ano do Ensino Médio, foi uma das vitoriosas da liga. Durante a competição, os alunos criaram um computador educativo modular e de baixo custo, baseado no Arduino Uno. A equipe foi selecionada na categoria Ensino Médio/Técnico e será uma das representantes de Pernambuco na etapa nacional da DLJ, que ocorre em Belém-PA, entre os dias 29 de novembro e 04 de dezembro.
Durante as aulas, os alunos demonstraram interesse na informática e no uso de computadores, porém, não conseguiram comprar esses equipamentos por conta dos custos. “Comentei com eles sobre alguns obstáculos, incluindo a questão dos computadores serem caros. Então, vieram com a ideia de um computador de baixo custo. Mostrei algumas alternativas de equipamentos e sistemas e o grupo foi escolhendo, até criarem o que chamaram de TupiPC”, afirmou o professor de sociologia Carlos Rupp, que acompanhou os estudantes na competição.
O DLJ é a maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas do Brasil. O prêmio mobilizou mais de 62 mil estudantes e resultou em mais de 5 mil projetos de inovação social. As equipes vencedoras concorrem a uma viagem internacional de 10 dias ao México em 2026. Além da viagem, os prêmios incluem mais de R$600 mil em vales-compra, notebooks e celulares.
O estudante Rychards Fernandes, do 1º ano, foi um dos participantes do projeto e falou sobre a capacidade profissional e financeira do TupiPC. “Informática foi sempre algo que eu me interessei e todos que participaram aprenderam um pouco e podem levar o que aprenderam para o resto da vida. É possível seguir alguma carreira ou uma profissão que você goste com o aprendizado que nós tivemos. Assim podemos seguir um caminho mais rápido e lucrativo, tanto financeiro quanto pessoal. Acho que o TupiPC é um projeto muito bom porque vai ajudar muitas pessoas”, destacou.

