Estudantes apresentaram diversos trabalhos em praça pública sobre a promoção da justiça socioambiental

A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professora Jandira de Andrade Lima, localizada no município de Limoeiro, no realizou um encontro focado na educação, cultura e comunidade. A 4ª edição do CERu InterAge, projeto interdisciplinar promovido pelo Centro Educacional Rural (CERu), aconteceu na última quinta-feira (14) e mobilizou estudantes e professores de todas as áreas da escola para compartilhar saberes com a população.

O evento, que já se tornou tradição no calendário escolar, propôs “Educação para a promoção da justiça socioambiental” como tema central deste ano. Durante todo o dia, o público participou de diversas atividades abertas e gratuitas, incluindo exposição temática, feira literária e apresentações teatrais. Entre as encenações, houve adaptações de clássicos da literatura brasileira, como Dom Casmurro, além da interpretação de poemas de autores como Gregório de Matos.

A assistente de gestão da escola, Maria Araújo, agradeceu tanto aos alunos, quanto à comunidade escolar pelo evento bem sucedido. “Nossos alunos levaram para a praça pública, socializaram com a comunidade escolar, tudo aquilo que eles pesquisaram, estudaram, produziram dentro da escola. E de uma forma realmente espetacular. Eles conseguiram, de fato, absorver os conhecimentos das obras literárias que leram e representaram através do teatro, se preparando de uma forma muito mais significativa para as provas e traduzindo tudo aquilo que absorveram numa linguagem cênica, com muita alegria, comédia e muita sensibilidade”, afirmou. 

O CERu InterAGE é um projeto que promove a integração entre estudantes da unidade de ensino e a comunidade local por meio de atividades colaborativas, como oficinas, peças teatrais, palestras e eventos culturais em praça pública. O objetivo é fortalecer laços sociais e educativos, estimulando o aprendizado mútuo e o respeito à diversidade, preparando os alunos para o convívio em sociedade.

Além das peças teatrais da literatura brasileira, os estudantes do 1º e 2º ano participaram do projeto com uma grande feira literária. Eles ficaram responsáveis por montar estandes onde foram apresentados trabalhos e as apresentações.


“Vejo esse projeto como algo que vai muito além de só um dia de atividades, é uma oportunidade de aproximar todo mundo, de criar momentos, de união, de aprender e até descobrir talentos que a gente nem sabia que tinha. A escola não é só sala de aula e provas, ela também é convivência, amizade e troca de experiências. E esse projeto traz exatamente isso, um espaço para a gente se divertir, participar e, ao mesmo tempo, fortalecer a nossa comunidade escolar”, comentou o estudante Marvson Lima.