O evento foi composto por apresentações culturais e uma palestra com a professora convidada da UPE, Wanessa Gomes
Estudantes do 6º ao 3º ano da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Médio (Erefem) Aplicação do Recife, localizada no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife, participaram, nesta terça-feira (14), de uma tarde de palestras e atividades dedicadas à educação e à sustentabilidade. A atividade viabilizou o contato dos estudantes com a temática sobre as energias renováveis, ampliando assim a percepção sobre o tema do ano letivo 2025 da rede estadual de ensino: Vidas, Escolas e Comunidade: educar para a promoção da justiça socioambiental.
A ação teve como objetivo transformar o espaço escolar em um verdadeiro laboratório de aprendizagem, onde os estudantes do ensino básico pudessem compreender, de forma prática e crítica, conceitos ligados às energias renováveis e à sustentabilidade. A iniciativa, alinhada ao Currículo de Pernambuco, valoriza a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
A busca por alternativas energéticas sustentáveis é um dos grandes desafios do século XXI. Nesse cenário, a Universidade de Pernambuco (UPE), por meio da professora Wanessa Gomes, realizou uma pesquisa de grande relevância social e ambiental, analisando os impactos causados pelos aerogeradores na zona rural do Estado. Com base nesse estudo, a Escola de Aplicação do Recife estabeleceu uma importante parceria com a UPE.
Segundo o professor de química e idealizador do evento, Guilherme Coimbra, o projeto incentiva a formação de cidadãos conscientes, éticos e críticos, que não apenas aprendem a teoria em sala de aula, mas também vivenciam experiências reais relacionadas ao impacto ambiental e social das fontes energéticas. Com essa articulação entre universidade e escola, ciência e comunidade caminham juntas, promovendo conhecimento, inovação e consciência ambiental para as novas gerações.
“Desenvolvemos um projeto institucional, Energias Renováveis em Ação, unindo a UPE e a Escola de Aplicação do Recife. Procuramos a professora Vanessa Gomes para vivenciar sua pesquisa sobre aerogeradores em Garanhuns. A temática de energias renováveis se alinha com o tema do ano letivo 2025, proposto pela Secretaria Estadual de Educação, promovendo a justiça social. Trabalhamos educação ambiental do fundamental ao médio, valorizando o protagonismo e as parcerias para uma aprendizagem mais significativa”, explica o professor.





Fotos: Michael Davyson

