A atividade, envolveu todos os estudantes e deu oportunidade para a comunidade geral

No dia Dia Nacional da Libras, celebrado nesta quinta-feira (24), a Escola Padre Antônio Callou de Alencar, localizada no município de Canhotinho, na região do Agreste, realizou a culminância da Maratona da Libras. O projeto envolveu toda a comunidade escolar na aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais, promovendo a inclusão e oferecendo uma verdadeira imersão na Libras.

A iniciativa contou com aulas interativas, momentos de diálogo, workshop sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na personalização de atividades para estudantes surdos, além de práticas como a criação de vídeos e fotos em Libras. As ações, além de envolver os estudantes surdos, foram abertas ao público para ajudar a fixar o aprendizado de maneira dinâmica e acessível, além de servir como ferramentas educativas para a escola e a comunidade.

A culminância do projeto foi marcada por apresentações de poema e música em Libras, onde os alunos  mostraram o que aprenderam. O evento também contou com uma palestra, feita pelo Professor Leidson Rocha, que é surdo, da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional, ampliando o entendimento sobre a importância da comunicação inclusiva.

Segundo o professor Manoel Apolônio, idealizador do projeto, a iniciativa é um marco importante na escola, refletindo o compromisso contínuo com a inclusão. “A Maratona da Libras é mais uma etapa dessa jornada transformadora que estamos trilhando. Cada passo que damos reforça nosso compromisso com a comunicação acessível e o respeito a todos. Este projeto não apenas fortalece nossos laços como comunidade, mas também demonstra que a inclusão deve ser parte de nossa vivência diária”, destaca o professor.