O projeto “Dr. Chico na Cozinha” impulsiona a pesquisa de pratos típicos da cultura nordestina para alunos da EJA

A Escola Estadual Dr. Francisco Pessoa de Queiroz, localizada no bairro de Dois Unidos, no Recife, está promovendo um projeto que une aprendizado e sabor, o “Dr. Chico na Cozinha”. A iniciativa envolve estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), que, em grupos, precisam preparar pratos gastronômicos inspirados em conteúdos trabalhados em sala de aula. O projeto, que teve início no dia 8 de setembro, se estende até o dia 30 deste mês, quando acontece a grande final. As competições ocorrem no turno da noite, dentro da própria unidade de ensino, e contam com duas fases: a classificatória, em andamento, e a final, que revelará o campeão. O vencedor da competição será premiado pela escola.

O professor de matemática Wilbert Lima, um dos responsáveis por julgar e coordenar o projeto, falou sobre a junção da culinária com o ensino para os alunos. “ O ‘Dr. Chico na Cozinha’ é algo inovador, que a gente nunca vivenciou na história da escola. A gente vê a empolgação dos estudantes se envolvendo na cultura regional, na história de cada prato que vem sendo apresentado, vendo a dinâmica entre os professores que são colocados como jurados e a participação de todos a cada etapa que vai se avançando dentro dessa iniciativa. Estou muito feliz e para mim está sendo muito satisfatório vivenciar isso. Espero que esse modelo de projeto possa também atender outras comunidades escolares”, afirmou o docente.

Além do desafio culinário, os participantes precisam relacionar o prato preparado com quatro conteúdos de disciplinas diferentes, demonstrando não apenas habilidade na cozinha, mas também criatividade e integração do conhecimento adquirido. Os pratos são confeccionados ao vivo na cozinha da escola, sob o olhar atento de uma banca avaliadora formada por professores da EJA e do Ensino Médio. Até agora, os grupos já apresentaram opções de alimentos da cultura tradicional, como tapioca e banana frita com goiabada.

“O projeto Dr. Chico na Cozinha está sendo muito interessante para nós alunos da EJA, porque nesse projeto, além de estarmos indo para a cozinha, envolve toda uma pesquisa para apresentar um prato e também buscar a história, a origem e a cultura daquele alimento. No início do projeto a escola sugeriu que todos os módulos formassem equipes e apresentassem comidas típicas do Nordeste para que os professores pudessem avaliar. E esses alimentos que a gente pesquisava envolviam todas as matérias, como história, geografia, sociologia, matemática, educação física, biologia e química. O projeto ganhou popularidade na escola e virou uma disputa saudável na unidade. Depois que esse projeto aconteceu, eu notei que toda a escola ficou mais feliz e interativa”, disse o estudante da EJA, Márcio Ribeiro.

O projeto “Dr. Chico na Cozinha” representa mais que uma atividade extracurricular: é um espaço de aprendizagem prática, integração e valorização da cultura alimentar. Para os alunos da EJA, que conciliam a rotina de estudos com outros compromissos, essa iniciativa tem se mostrado uma experiência enriquecedora, despertando o espírito colaborativo e fortalecendo os vínculos com a escola.