Programação completa incluiu uma série de atividades para a comunidade escolar e convidados com destaque para oficinas, mesas-redondas e exposições
A Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista realizou, de 22 a 26 de setembro, a Semana do Sarau 2025. Em sua 6ª edição, o evento trouxe como tema “A sala virou cinema” e prestou uma homenagem especial ao renomado cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, reconhecido mundialmente por sua contribuição à cultura e ao audiovisual brasileiro.
A programação reuniu 14 salas temáticas com uma ampla variedade de atividades abertas à comunidade escolar e convidados. Entre os destaques, estão oficinas, mesas-redondas, exposições, mostras de filmes e apresentações culturais.
Um dos pontos centrais foi a exposição dedicada a Kleber Mendonça Filho, com quatro salas especialmente preparadas para apresentar fotografias, cartazes e exibições de seus filmes, como Bacurau, Aquarius e Retratos Fantasmas.
Foto: Josimar Oliveira/SEE
Além disso, a Semana do Sarau apresentou uma linha do tempo do cinema mundial, abordando desde o clássico Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, até o cinema grego, filmes de terror, produções da ditadura militar, entre outros.
Foto: Josimar Oliveira/SEE
A estudante Ana Beatriz Firmo, de 15 anos, aluna do 1º ano do curso de design de interiores, destacou o protagonismo feminino na história do cinema, ressaltando a relevância de atrizes que marcaram época. “Quisemos evidenciar três atrizes muito importantes que revolucionaram o cinema: Viola Davis, Marilyn Monroe e Fernanda Montenegro. Para isso, representamos as principais cidades ligadas a elas, como Hollywood, Nova York e Rio de Janeiro, e incluímos elementos relacionados ao universo cinematográfico, como câmeras, para simbolizar o ambiente em que elas atuaram. Durante muito tempo, as mulheres foram objetificadas no cinema, mas essas atrizes romperam barreiras e transformaram essa história”, afirmou.
O público também conferiu sessões de suspense, terror, literatura, animação e aventura, com títulos de grande sucesso, como A Fantástica Fábrica de Chocolate, Titanic, Annabelle, Avatar, O Iluminado, Coraline e Telefone Preto.
Foto: Josimar Oliveira/SEE
“O cinema desempenha um papel fundamental na construção de narrativas e na reflexão social. Esta edição é uma oportunidade de celebrar o passado e o presente do cinema pernambucano, reconhecendo a importância de nomes, como Kleber Mendonça Filho, que nos inspira com sua visão e sua capacidade de contar histórias que ressoam globalmente”, destacou o gestor da escola Erick Rangel.