Atividades envolveram as comunidades escolares

As Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) Guedes Alcoforado, Santa Ana e Áurea de Moura Cavalcanti, todas localizadas em Olinda, participaram, nesta terça-feira (28), da programação do Dia Internacional da Animação (DIA). O evento foi uma mostra de curtas-metragens de animação, com produções nacionais e internacionais, exibida simultaneamente em diversas cidades brasileiras.

Durante a manhã, as escolas exibiram a Mostra Infantil, voltada para o público mais jovem. Já à tarde, ocorreram as sessões da Mostra Nacional e da Mostra Internacional, ambas com classificação indicativa de 14 anos. As exibições reuniram também alunos de escolas vizinhas, ampliando o alcance e o envolvimento da comunidade escolar.

Entre os filmes exibidos estiveram alguns dos curtas mais conhecidos e premiados do circuito de animação, como “Sopa Fria”, de Marta Monteiro; “Guaxuma”, de Nara Normande; “Umbrella”, de Helena Hilario e Mário Pece; “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu; e produções internacionais como “The Box”, do iraniano Mervin Mathew, e “A Single Life”, dos holandeses Job, Joris e Marieke. As animações apresentaram diferentes técnicas, como stop motion, 2D digital e recortes manuais, evidenciando a diversidade e a criatividade da arte animada.

O estudante Sildemir Filho destacou a importância da Mostra de Animação e o impacto que teve ao conhecer esse tipo de produção. “Eu nunca tinha visto desenhos animados assim. Foi uma experiência única. Gostei principalmente da valorização das pessoas com deficiência auditiva, porque muitos dos desenhos que vi ali não usam fala, e sim o próprio desenho para se comunicar”, disse.

Já na visão da estudante Maria Alícia Barros, o dia foi especial por proporcionar uma nova forma de aprendizado. “Foi super diferente. Achei muito interessante. Quando a gente assiste e interage, consegue entender o que está acontecendo. Percebi que o filme traz várias questões sociais e aborda vários temas, fazendo com que todo mundo consiga se sentir incluído naquela história”, relatou.

O Dia Internacional da Animação foi organizado pela Abebe Films Co e teve como missão ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público sobre o universo do cinema de animação produzido no Brasil, além de dar visibilidade a diretores e artistas brasileiros. A mostra também buscou desconstruir a ideia de que a animação é voltada apenas ao público infantil, valorizando a pluralidade de temas e estilos presentes nas produções.

“Essa mostra de cinema ajudou a ampliar o repertório cultural dos nossos estudantes. Eles tiveram acesso a outras realidades, a outras linguagens; estimulou o pensamento crítico, porque um filme não é só entretenimento, ele tem um contexto social aplicado, com um recurso pedagógico interdisciplinar. A gente acredita que é uma atividade completa e pedagogicamente muito rica”, destacou o gerente regional de Educação Metropolitana Norte, Wanderson Oliveira.