Evento reúne produções artesanais e agroecológicas de alunos s da rede estadual, promovendo educação contextualizada, sustentabilidade e oportunidades de renda
Educar no campo é semear conhecimento e colher autonomia. Na manhã desta sexta-feira (13), a Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Médio São Francisco – Petrolina promoveu a Feira Agropedagogica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Campo. O evento foi realizado na sede da GRE e reuniu produções artesanais, produtos agrícolas e comidas típicas desenvolvidas por estudantes da EJA Campo em estandes para serem comercializados com a sociedade local. O secretário de educação Gilson Monteiro e a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação Ana Lúcia Barbosa marcaram presença durante a feira.
O secretário de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro, falou sobre a importância do evento. “Foi muito significativo poder vivenciar de perto a experiência de participar da feira agropedagógica e conhecer pessoalmente o trabalho realizado pelos nossos estudantes da EJA. Nas escolas da rede estadual temos inúmeros exemplos de profissionais competentes e estudantes talentosos. E o Governo do Estado faz questão de valorizar e apoiar tudo o que é produzido por eles, dentro das suas comunidades. São produtos de muita qualidade, tanto da parte de artesanato quanto de gastronomia”, afirmou.
Créditos: Josimar Oliveira / SEE
Com a temática “Do campo à mesa: sabores e saberes nordestinos”, a feira culminou em um trabalho construído nas escolas do campo da Rede Estadual de Ensino e tem como diferencial o incentivo ao empreendedorismo entre os estudantes. Por meio da produção de alimentos típicos, cosméticos naturais e peças de artesanato, os participantes encontraram na atividade uma possibilidade concreta de geração de renda e valorização dos saberes tradicionais.
“A Feira Agropedagógica é um evento diversificado, animado e muito enriquecedor. Realizada anualmente, é organizada pela Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (EJA Campo) e conta com a participação ativa dos alunos e professores que apresentam suas produções como artesanatos, pratos típicos, além de frutas, legumes e outros produtos cultivados por eles. É uma feira completa e envolvente, que valoriza o saber do campo, o protagonismo dos estudantes e a cultura local”, destacou a Gestora da GRE Sertão do Médio São Francisco, Célia Regina.
Além da comercialização dos produtos, a feira também promove o intercâmbio de experiências entre comunidades rurais e urbanas, destacando a importância da educação contextualizada para o desenvolvimento social e econômico das famílias do campo. As barracas temáticas montadas pelas escolas refletem a diversidade cultural e produtiva da região. Durante todo o evento também foram realizadas diversas apresentações culturais de estudantes e artistas convidados.
Créditos: Josimar Oliveira



















