O projeto, que dialoga com o tema do ano letivo de 2025, contribui para reflexão sobre a necessidade da preservação do meio ambiente local

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Ipojuca, localizada na Região Metropolitana do Recife, participaram da culminância do projeto Som Ambiente nesta segunda-feira (17) . O evento apresentou aos alunos do 3º ano do Ensino Médio um videoclipe celebrando a beleza natural das praias do município com uma música instrumental inédita, provocando a reflexão sobre a necessidade da preservação do meio ambiente local. 

Além da apresentação, foi realizada uma roda de conversa com a equipe do Som Ambiente falando sobre a experiência de compor e gravar uma música instrumental, mediada pela professora de biologia da EREM, Maria Nalva. Na ocasião, foi discutida a vivência de captar e editar imagens para um videoclipe e, ao longo do encontro, todos contaram um pouco sobre suas experiências com a conservação do meio ambiente.

O debate sobre sustentabilidade integra as ações voltadas para o tema do ano letivo da Rede Estadual em 2025: “Vidas, escolas e comunidade: educar para a promoção da justiça socioambiental”. A temática evidencia a importância do Estado estar atento às questões ambientais e sociais das populações negras, indígenas, ribeirinhas, quilombolas, ciganas, produtores rurais, agricultores familiares, das comunidades pesqueiras e das urbanas empobrecidas. A ideia é fomentar a discussão e propor soluções para uma sociedade mais equitativa.

“Trazer a música como recurso para trabalhar com nossos jovens a temática do ano letivo foi muito importante, pois eles precisam de ferramentas lúdicas no aprendizado. A música pode ser um importante instrumento para eles refletirem o que podem fazer, seja em casa, na escola ou na comunidade para ajudar a preservar a natureza”, destacou a diretora da Erem, Solange Freire.

Jau Melo, compositor, músico e autor do projeto, falou no encontro sobre a experiência de compor e gravar uma música instrumental. Ele aproveitou a apresentação na unidade de ensino para convidar os estudantes a escreverem a letra com a temática do meio ambiente para cantarem e tocarem junto com ele. 

A aluna Léa Beatriz, que cantou junto com o músico a canção preparada na apresentação do projeto, falou sobre a ação. “Foi uma aula de biologia diferente. Na música, a gente pode demonstrar o nosso sentimento e relacionar isso ao meio ambiente. Foi interessante perceber”, pontuou. 

O Som Ambiente reflete o desejo de preservação de uma das principais riquezas naturais de Pernambuco, as praias de Ipojuca, no Litoral Sul. A iniciativa conta com um videoclipe que permite uma sensível vivência audiovisual sobre a importância da fauna e da flora da região, além do diálogo sobre como a arte pode ser instrumento de reflexão para conservação da natureza junto a estudantes de escolas públicas da cidade. 

Fotos: Marcionila Teixeira