Ideia da atividade foi para que os estudantes do 3º ano criassem grupos e desenvolvessem pequenos artigos sobre uma possível problemática local, estadual ou nacional e que conseguissem sanar completamente ou parcialmente esse problema
A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Manoel Gonçalves de Lima, localizada no município de Cumaru, no Agreste do Estado, realizou, nesta sexta-feira (26), a culminância do projeto desenvolvido durante as aulas de Privatização e Concessão da Parceria Público- Privada. A ideia da atividade foi para que os estudantes do 3º ano criassem grupos e desenvolvessem pequenos artigos sobre uma possível problemática local, estadual ou nacional em que pudesse, através da Parceria Público-Privada, conseguir sanar completamente ou parcialmente esse problema. Além do artigo, eles tiveram a tarefa de montar e construir uma pequena maquete trazendo o antes e o depois dessa parceria.
As equipes escolheram temas como “A precariedade do sistema de saneamento básico na comunidade do Ibura-Recife”; “Construção da Parceria Público-Privada no Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra do município de Passira”; “A Parceria Público-Privada, uma tentativa de minimizar o desmatamento e o uso indiscriminado dos mananciais de água na comunidade indígena Yanomami”; entre outros.
Um dos grupos que teve destaque foi o que abordou sobre os desafios dos povos originários a ingressar na educação brasileira. Participaram dessa pesquisa os estudantes Lucas Vinícius, Kaique Ferreira e William Barbosa, com orientação do professor Felipe Cabral. Eles observaram que os povos indígenas do Brasil ainda navegam em mares de incerteza quanto ao seu futuro e que as políticas públicas, embora cruciais, nem sempre se traduzem em proteção eficaz de seus territórios, identidade e bem-estar.
Na construção da maquete representativa da comunidade Krahô, os jovens demonstraram de forma lúdica a realidade dos desafios enfrentados pelos indígenas antes e depois de firmar a Parceria Público-Privada, assim solucionando os desafios levantados ao longo da pesquisa.
Para o estudante Lucas Vinicius Gomes, o projeto foi fundamental e essencial para que eles pudessem desenvolver habilidades científicas, além de aprofundar mais sobre o tema escolhido pelo grupo. “Ao decorrer da construção do artigo, pudemos ter uma percepção mais ampla dos deveres do Estado em garantir uma educação de qualidade para os povos originários. Tentamos buscar soluções para resolver esse problema, identificando que os povos indígenas não são 100% amparados pelo Estado e que seus direitos, na maioria das vezes, são negligenciados”, pontuou.
De acordo com o professor Felipe Salviano Cabral, essa atividade ofereceu aos alunos oportunidades de engajar ativamente em sua aprendizagem. “Consegui desenvolver e aplicar o projeto que proporcionou aos estudantes inúmeros aprendizados importantes, como o de ampliar o conhecimento técnico, o estímulo à criatividade e a inovação, além de motivá-los a serem protagonistas do seu próprio desenvolvimento”, salientou.