As obras são resultado de uma atividade pedagógica realizada entre julho de 2024 e julho de 2025

O Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), localizado no bairro das Graças, no Recife, apresenta, a partir desta quarta-feira (17), a exposição “Bicentenário da Confederação do Equador: arte-educação nas escolas da Rede Estadual de Ensino”, uma realização do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação. A mostra, que é fruto de um trabalho desenvolvido entre julho de 2024 e julho de 2025 com escolas da rede estadual, pode ser conferida gratuitamente até o dia 05 de outubro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos finais de semana, das 14h às 17h.

Com o intuito de disseminar os acontecimentos históricos de Pernambuco e valorizar o papel de seus protagonistas na construção da história do Brasil, o projeto ofereceu formações para professores, sessões de contação de histórias em bibliotecas escolares e variadas intervenções culturais, que incluíram música, dança, teatro, artes visuais e produções audiovisuais. 

As unidades de ensino participantes da exposição são: Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho e a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Frei Caneca, em Camaragibe; Escola Técnica Estadual (ETE) Luiz Alves Lacerda, no Cabo de Santo Agostinho; Escola Coronel Valeriano Eugênio de Melo, em Olinda; Erem Padre Guedes, em Vicência; Erem Dr. Fernando Pessoa de Mello, em Quipapá; Erem Confederação do Equador, em Paudalho; Escola Edwiges de Sá Pereira, em Recife; e Escola Estadual Seráfico Ricardo, em Limoeiro. 

“A importância do projeto é divulgar tanto o conhecimento da história do nosso estado quanto a arte, que facilita a compreensão da Confederação do Equador. A minha inspiração para o quadro foi a religião durante a Confederação, já que muitos membros eram católicos. Este é meu terceiro quadro. Gostei muito do resultado e da experiência, e pretendo continuar expondo”, explica Thiago Moura de Lira, da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, autor da obra  “A Igreja”. 

Segundo a gerente de Ações Culturais da Secretaria de Educação, Lêda Dias, a exposição é o ápice de uma ação comemorativa pedagógico-cultural que convida o público a refletir sobre o papel de Pernambuco na independência do Brasil, celebrando a criatividade dos alunos da rede estadual. As obras, criadas no ambiente escolar, agora brilham no Museu do Estado, reafirmando seu compromisso social e educativo.

“Essa exposição possibilita aos nossos alunos o reconhecimento da construção do conhecimento, a certeza do pertencimento, a celebração da criatividade artística, a importância de fazer história ao interpretar a sua própria história ocupando um lugar de destaque no Museu do Estado, instituição dedicada à preservação e comunicação da história de Pernambuco”, ressalta a gerente. 

Crédito: Josimar Oliveira