A 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia aconteceu na Universidade de São Paulo, na capital paulista

Cinco escolas da Rede Estadual de Pernambuco participaram da cerimônia de premiação da 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2025. O evento aconteceu, na última sexta-feira (28), na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. A solenidade consagrou 11 projetos campeões. 

Os primeiros colocados das categorias gerais da mostra foram premiados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia. Seis trabalhos também conquistaram vaga para representar o Brasil na Regeneron ISEF 2025, que acontecerá em maio, nos Estados Unidos. Outros três projetos foram selecionados exclusivamente para a International Science and Engineering Fair (ISEF), também nos Estados Unidos, considerada uma das maiores feiras internacionais de ciências e engenharia voltada para estudantes do ensino médio.

Os projetos vencedores são de estudantes de escolas localizadas nos estados do Ceará, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. Os autores receberam medalhas, certificados digitais e troféus. Patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, os contemplados com vaga para a Regeneron ISEF terão todas as despesas cobertas, incluindo transporte, hospedagem, alimentação e credenciamento.  

Durante o evento, a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Francisco Pereira da Costa, de Iati, no Agreste pernambucano, foi reconhecida com o Prêmio de Excelência FenaDANTE 2025 pelo projeto “LOCOMOLOVER 2.0: avanços rumo à excelência em modalidade adaptativa e acessível”.

Além dos primeiros colocados, a FEBRACE 2025 também reconheceu as iniciativas que conquistaram 2º, 3º e 4º lugares, homenageou professores e orientadores de destaque, além de premiar os melhores projetos por estado. A edição deste ano distribuiu ainda dezenas de prêmios especiais oferecidos por universidades, institutos de pesquisa, empresas e organizações internacionais. 

Em 2025, a FEBRACE contou com 300 projetos finalistas, desenvolvidos por 671 estudantes do ensino básico e técnico, de 269 escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil.

Confira outras escolas participantes:

  • Erem Justulino Ferreira Gomes – Bom Jardim

Projeto: PÍLULAS DE PERIGO: um estudo sobre automedicação de estudantes do ensino médio

  • ETE Ariano Vilar Suassuna – Garanhuns

Projeto: AedesKills: Biolarvicida e Bioinseticida de baixo custo para comunidades negligenciadas 

  • ETE Ginásio Pernambucano – Recife

Projeto: Ao sinal saia de casa, na categoria Desenvolvimento Tecnológico.

  • Escola de Aplicação do Recife Fcap/UPE – Recife

Projeto: BIOSCAFFOLDS 3D: do design de lentes oculares à avaliação do tratamento em ceratite ulcerativa e uveíte

  • Erem Professora Adélia Leal Ferreira – Caruaru

Projeto: ECOISLAND: ilha flutuante de serragem e fibra de coco para Purificação de água