Evento reuniu 76 professores para debater inclusão digital e práticas com Arduino
A Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, localizada no bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, foi palco do 1º Encontro Formativo da Eletiva de Robótica de 2025. A iniciativa foi promovida pela Gerência Geral de Políticas Educacionais do Ensino Médio na última terça-feira (01). O evento reuniu 76 participantes, entre eles, professores e equipes técnicas e pedagógicas das Gerências Regionais Metropolitana Norte e Recife Norte, em um encontro dedicado à inovação e ao ensino da robótica nas escolas públicas de Pernambuco.
Com foco na inclusão digital e no uso da plataforma Arduino, a formação proporcionou aos docentes uma imersão em práticas pedagógicas voltadas para a lógica de programação e computação física. A proposta é a de aplicar tecnologias educacionais nas eletivas de Robótica ofertadas no ensino médio da rede estadual, promovendo o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de habilidades do século XXI, como o pensamento computacional, a criatividade e a resolução de problemas.
O professor de matemática da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Stela Maria Dos Santos Pinto Barros, Diogo Sant’Ana, falou sobre a formação para os professores. “Foi um grande encontro. A partir dessa formação, o mundo da tecnologia também se abre para os nossos estudantes. Começamos a dar ideias e, a grande importância, é a visão da construção de mundo e da criatividade”, destacou.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar atividades práticas, compartilhar experiências e aprofundar conhecimentos sobre como tornar o ensino da Robótica mais acessível, atrativo e conectado à realidade dos estudantes.
A iniciativa começou com as Gerências Regionais do Recife Norte e Metro Norte e segue ao longo dos meses de abril e maio com as Gerências Regionais do Sertão Moxotó Ipanema, na em Arcoverde, Recife Sul, Metro Sul e Sertão Médio São Francisco, localizada na cidade de Petrolina.







