Estudantes puderam apresentar projetos e receber bolsas de estudos e financiamento para trabalhos
A Escola Técnica Estadual (ETE) Palmares, localizada na Zona da Mata Sul pernambucana, realizou a I Feira de Ciências em Tecnologia e Inovação na sexta-feira (22). O evento ocorreu na praça Doutor Paulo Paranhos, no centro de Palmares, e contou com apresentação de 28 projetos desenvolvidos por estudantes da unidade escolar sob a orientação dos docentes, envolvendo Ciências, Tecnologia e Empreendedorismo.
A Feira de Ciências foi realizada com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento também contou com a participação de instituições parceiras, como a UPE – Campus Mata Sul e a UFRPE/Sede.
“A primeira Feira de Ciências e Tecnologia e Inovação de Palmares proporcionou aos estudantes da rede estadual um espaço de prática científica com foco em criatividade, inovação, empreendedorismo e metodologias STEM. Essa vivência fortaleceu competências em pesquisa e a resolução de problemas, ampliando o protagonismo juvenil e impactando também o público externo, que pode conhecer soluções desenvolvidas para demandas da sociedade”, ressaltou o professor e coordenador da proposta no MCTI, Lauro Alves.
Durante a feira, alunos da ETE Palmares apresentaram diversos trabalhos com foco na tecnologia e inovação, entre eles, os três projetos mais bem avaliados pela banca de juízes foram: “Agroecologia e Plantas Medicinais no Espaço Escolar: Utilizando sabores e saberes populares na Ciência”, “Arqueo3D: Preservar, Ensinar, Incluir” e “SmartAir Control”. Estes receberam a nota máxima e foram premiados com bolsas de estudos para os professores orientadores no CNPq, medalhas e troféus para a equipe, assim como apoio financeiro para a continuidade dos projetos.
O estudante do 2º ano do ensino médio, John Maclebio, aluno do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, recebeu prêmio por seu projeto apresentado. “Participar da Feira de Ciências foi uma experiência transformadora, porque conseguimos colocar em prática nossas ideias, aprender fazendo e mostrar que a ciência pode resolver seus problemas do nosso dia a dia”, afirmou o aluno.










