Encontro aconteceu durante toda a semana em Petrolina

Cerca de 40 professores de Práticas Agrícolas que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas localizadas em territórios quilombolas de Pernambuco participaram, durante toda esta semana, de uma formação realizada no Instituto Federal do Sertão, em Petrolina, no Sertão. O encontro reuniu educadores de diferentes regiões do Estado com o objetivo de fortalecer a prática pedagógica voltada às realidades e saberes do semiárido pernambucano.

Entre os momentos marcantes da programação, esteve a visita técnica a uma vinícola da região, que proporcionou aos participantes uma vivência sobre o potencial produtivo do Sertão e o uso sustentável dos recursos naturais. Também foram realizadas oficinas sobre temas como Energia e Fertilidade do Solo, defesa natural das plantas e custos e comercialização, promovendo a troca de experiências e a integração entre teoria e prática.

Para o gerente de Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação, Romero Almeida, a iniciativa representa um passo importante na valorização da diversidade e na construção de uma educação que reconhece os territórios e suas identidades.

“É de extrema relevância termos uma educação que perceba a diversidade que existe em nosso Estado, mas que valorize essencialmente a prática, a vida e a história. Uma educação que se relaciona com o tema do ano letivo, Vidas, Escolas e Comunidades, e que promova a justiça socioambiental, fortalecendo o papel dos quilombos como espaços vivos de produção de conhecimento e de transformação social”, afirmou Romero.

“Para a gente é uma oportunidade de troca de saberes, de apresentar as tecnologias sociais que a gente desenvolve aqui no campus Petrolina Zona Rural, fazendo com que essas tecnologias sejam conhecidas, trabalhadas e potencialmente multiplicadas em cada território. Isso fortalece a nossa missão”, destacou o professor Erbs Cintra, do IFSertão.